Conta Loios

as escolas

Barreiro - Agrupamento de Escolas de Casquilhos
Intercâmbio Erasmus+ em Potenza

Barreiro - Agrupamento de Escolas de Casquilhos <br />
Intercâmbio Erasmus+ em Potenza Foi à descoberta da importância do pão, enquanto património imaterial e elemento fundamental da nossa alimentação, que nós, oito alunos da Escola Secundária de Casquilhos, viajámos para Potenza, uma cidade no sul de Itália, para participarmos no primeiro intercâmbio deste projeto.

“The Bread Way: From Hands to Hearts” é o título do projeto Erasmus+ que nos proporcionou uma experiência única de aprendizagem e de enriquecimento pessoal. Foi à descoberta da importância do pão, enquanto património imaterial e elemento fundamental da nossa alimentação, que nós, oito alunos da Escola Secundária de Casquilhos, viajámos para Potenza, uma cidade no sul de Itália, para participarmos no primeiro intercâmbio deste projeto, que se realizou de 16 a 20 de dezembro.

A nossa experiência Erasmus+ iniciou-se com uma breve cerimónia de boas-vindas e algumas atividades de quebra-gelo destinadas a facilitarem a interação entre os quarenta e quatro alunos dos quatro países que integram este projeto, Bulgária, Espanha, Itália e Portugal. Seguiram-se as diversas apresentações que tivemos de preparar antes do intercâmbio, nomeadamente sobre os nossos países, as nossas cidades e as nossas escolas, assim como relativamente aos nossos mapas mentais sobre “O Pão”. Na parte da tarde, em equipas internacionais, realizámos um “peddy-paper” pela cidade de Potenza, que nos permitiu conhecer os locais mais significativos desta localidade.

Durante os restantes dias, escolhemos o logótipo do projeto, participámos em “workshops” centrados no tema do “pão” enquanto marca da identidade de um povo e da sua história, discutimos as semelhanças e as diferenças da simbologia e dos hábitos de consumo de pão nos nossos países e visitámos a padaria local “Sorelle Palese”, onde participámos no processo de produção de pão. Aprofundámos, igualmente, o nosso conhecimento acerca do património cultural da Europa através das visitas guiadas a Pompeia, um sítio arqueológico onde é possível ter uma visão bastante detalhada de como se organizava a vida numa cidade da Roma antiga, e a Matera, a Capital Europeia da Cultura em 2019, em cujo centro histórico, os “Sassi”, nos sentimos transportados para a pré-história, tendo alguns de nós, inclusive, reconhecido o cenário do filme “A Paixão de Cristo” de Mel Gibson. Em Matera, visitámos, ainda, a exposição temporária “O Pão e os Sassi”, que nos permitiu contemplar uma seleção de quadros provenientes da Galeria dos Uffizi, em Florença.

Como estávamos em plena época natalícia, no programa constava também o "Luci d´Artista", um festival de instalações de luz alusivas ao Natal que decorre nas ruas e praças de Salerno, uma bonita cidade costeira. Que mais podíamos nós ter desejado nesta altura do ano?!
As experiências vivenciadas, as competências desenvolvidas, as amizades realizadas, bem como a forma calorosa como fomos acolhidos pelas famílias italianas, permitem-nos afirmar que este intercâmbio excedeu, em larga escala, as nossas expetativas iniciais. São inúmeros os momentos especiais que guardaremos para sempre na memória e no coração.

Francisco Guerreiro (11.ºA);
Beatriz Gomes, João Fernandes, João Lobato e Rodrigo Costa (12.ºA);
Ana Nunes, Isabel Cruz e Maria Matos (12.ºF)

Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

05.01.2020 - 20:47

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.