Conta Loios

as escolas

Moita - LiveStream ETPM, com Diretor de Operações do Grupo José Avillez
Sobretudo … a Confiança! ETPM&Avillez

Moita - LiveStream ETPM, com Diretor de Operações do Grupo José Avillez<br />
Sobretudo … a Confiança! ETPM&Avillez<br />
Um dos fundadores daquilo que hoje é conhecido como o Grupo José Avillez, Paulo Salvador trabalha com o Chef José Avillez há 16 anos. Atualmente desempenha as funções de Diretor de Operações de todas as unidades do grupo, em Portugal e no estrangeiro. Formado em Psicologia, Paulo Salvador defende que a formação académica, com aplicação prática, é uma ferramenta poderosa para elevar os padrões de qualidade que a indústria da hotelaria e da restauração necessita.

Paulo aceitou participar numa conversa no Livestream ETPM, com o nosso Diretor Pedagógico Guilherme Rocha, centrada no tema “O Futuro da Restauração”. Avillez e ETPM, uma parceria que já dura uns bons anos e que tem sido uma experiência muito produtiva.” Temos verificado que têm vindo a sair muito bons profissionais da ETPM. Inclusivamente, temos alunos desta escola que trabalham no Belcanto, e é importante fazer entender que é crucial experimentar as várias vertentes da restauração para perceber a sua aptidão”

O que se destaca na restauração? A restauração é um desafio e o turismo, nos últimos anos, tem tido um crescimento incrível. “A diversidade que encontramos a nível de interação com os vários públicos é algo que caracteriza a generalidade dos nossos restaurantes. O jovens devem aproveitar esta oportunidade, pois recebemos clientes do mundo inteiro e as pessoas querem saber tudo, tudo sobre Portugal que é um país muito rico. Querem saber a origem dos produtos, da gastronomia portuguesa…”

Na conversa foi destacada a importância da técnica na formação dos alunos, mas…”Não é suficiente”, afirma Paulo Salvador. A técnica dá confiança ao profissional e ao cliente mas é necessário ter uma paixão orientada para se poder passar a mensagem que queremos. “As pessoas que se sentam nas nossas mesas esperam que nós tenhamos disponibilidade, para as ouvir, para conversar… O serviço não pode ser mecânico, é um serviço de informação, de contar histórias, de ter uma conversa à volta do que trabalhamos.”, acrescenta.

Ainda no sentido de promover mais informação aos jovens que se estão a formar ou a iniciar uma carreira nesta área, é referida a importância do conhecimento de uma segunda língua, é uma ferramenta básica. A capacidade de organização e trabalho de equipa também deve ser uma constante - “aquele prato que se vê nunca foi feito só por uma pessoa e uma das características principais, nos nossos restaurantes, é o trabalho em equipa.” Um dos exemplos é o nome que dão ao empregado de mesa - o anfitrião, uma vez que se trata de alguém que não pode apenas se focar no serviço de mesa, é alguém que recebe o cliente, trata da carta de vinhos e ainda sugere a sobremesa.

O Grupo José Avillez continua no ativo, preparando agora a reabertura, com todas as medidas de segurança, transmitindo sobretudo uma mensagem de confiança ao cliente. No que respeita à parceria com a ETPM, continua a dar frutos, momento para destacar o facto de alguns Chefs do grupo, neste momento, estarem a avaliar os projetos dos alunos, mesmo à distância.

18.05.2020 - 17:05

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.