Conta Loios

as escolas

Barreiro - Joana Costa aluna da Escola Básica 2,3 de Álvaro Velho
Sagrou-se bicampeã mundial de cálculo mental

Barreiro - Joana Costa aluna da Escola Básica 2,3 de Álvaro Velho<br />
Sagrou-se bicampeã mundial de cálculo mental<br />
Joana Costa, 14 anos, frequenta o 9.º ano na Escola Básica 2,3 de Álvaro Velho, no Barreiro, sagrou-se bicampeã mundial de cálculo mental no Campeonato SuperTMatik, realizando um tempo de resposta a 15 expressões matemáticas nunca antes conseguido no mundo.

Os resultados deste campeonato foram conhecidos no dia 30 de Maio de 2020.
A Joana obteve o melhor tempo num total de 395 participantes, da sua categoria, mas também obteve o melhor tempo de todas as categorias do concurso, sendo a sua categoria a que conta com um nível de dificuldade mais elevado.
A aluna da Escola Álvaro velho, conseguiu responder a 15 expressões matemáticas num tempo total de 33,50 segundos.
O número total de participantes foi mais reduzido do que o normal, por se tratar de uma edição especial #StayHome do Campeonato de Cálculo Mental e por não ser realizado ao nível de escola.
Em circunstâncias normais, ou seja, quando decorre nas escolas, o evento conta sempre com mais participantes, visto que são selecionados vários alunos de cada ano de escolaridade.
Este ano, o campeonato foi realizado em casa (devido à crise pandémica) e contou com menos alunos, visto que, ao contrário da divulgação que habitualmente é feita pelas escolas, participaram os jovens com melhores resultados, que treinam regularmente e que costumam visitar regularmente a aplicação onde decorre o campeonato e também a empresa organizadora do mesmo, a Eudactica.
De referir que apesar de não ter sido noticiado, há dois anos, quando frequentava o 7.º ano de escolaridade, a Joana sagrou-se, pela primeira vez, campeã mundial de Cálculo Mental no mesmo concurso, num total de 35000 participantes, com um tempo de resposta a 15 expressões matemáticas de 43,10 segundos.
Igualmente, sublinhe-se, quando frequentava o 6.º ano, com apenas 11 anos, no mesmo campeonato, a Joana obteve o 5.º lugar a nível mundial.
Infelizmente, no meio da crise devido à Covid 19 e por ter sido realizado em condições diferentes, como já referi anteriormente, o campeonato contou, este ano, com menos participantes do que habitual.
No entanto, este é um campeonato que costuma contar com 200000/300000 crianças e jovens de todas as nacionalidades, em todas as categorias.

“Gostaria que este resultado fosse divulgado, por se tratar de um feito tão especial e tão honroso, por parte de uma menina com apenas 14 anos.”, refere José Costas, leitor do jornal Rostos.

Aqui está o registo. Parabéns da equipa.

01.06.2020 - 17:37

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.