Conta Loios

as escolas

Agrupamento de Escolas de Santo André
O eTwinning e o Ensino à Distância

Agrupamento de Escolas de Santo André<br />
O eTwinning e o Ensino à Distância    O projeto High Tech.... How to live withOUT it? foi desenvolvido com uma turma do 10º ano em parecria com uma turma de Zamosc, Polónia. Foram trabalhados os conteúdos programáticos do 3º período The World of Technology, recorrendo a várias ferramentas TIC.

Esta nova realidade que nos apanhou todos de surpresa também tem os seus aspetos positivos. Todos nós, professores, alunos e encarregados de educação, tivemos que fazer um esforço no sentido de abrir as nossas mentes para novas formas de ensinar e de aprender. No Agrupamento de Escolas de Santo André, reconhecido como eTwinning School 2020-2021, três turmas do ensino secundário beneficiaram de uma abordagem inovadora e criativa dos conteúdos programáticos através do desenvolvimento de dois projetos eTwinning.

Ao longo do 3º período foram implementados, à distância, os seguintes projetos internacionais:

O projeto High Tech.... How to live withOUT it? foi desenvolvido com uma turma do 10º ano em parecria com uma turma de Zamosc, Polónia. Foram trabalhados os conteúdos programáticos do 3º período The World of Technology, recorrendo a várias ferramentas TIC. Por meio de trabalho entre equipas de alunos portugueses e polacos foram criados vários produtos, que podem ser consultados no Twinspace do projeto seguindo este link:

https://twinspace.etwinning.net/113503/home

O projeto Step In And Shape Your Future foi uma colaboração entre duas turmas de 11º ano do AESA e duas turmas de uma escola de Caserta, Itália. Numa abordagem colaborativa, equipas de alunos italianos e portugueses trabalharam os conteúdos do 3º período da disciplina de Inglês, The World Around Us, recorrendo a diversos meios digitais e audiovisuais. Um dos produtos finais foi a criação do livro digital multilingue Space Eco-Explorer, história para crianças totalmente escrita, traduzida e ilustrada pelos alunos.

Para aceder ao Twinspace do projeto siga o link:

https://twinspace.etwinning.net/113504/home

A plataforma eTwinning é um espaço de trabalho seguro e fechado ao qual professores e alunos registados podem ter acesso. Cada projeto tem um Twinspace, espaço de partilha onde as atividades são desenvolvidas colaborativamente, entre alunos de turmas nacionais e internacionais, e onde os produtos criados são publicados.

Esta abordagem, centrada no aluno, permite o aprofundamento de competências-chave essenciais, tais como a capacidade de cooperação, pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas, criatividade, assim como competências digitais e linguísticas.
Os projetos colaborativos promovem experiências educacionais mais ricas e abrangentes e contribuem para a formação de cidadãos mais ativos.

Laura Silva Maria
Professora de Inglês
Agrupamento de Escolas de Santo André

01.07.2020 - 15:21

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.