Conta Loios

as escolas

Setúbal - A3ES certifica Sistema Interno de Gestão e Garantia da Qualidade do IPS
Certificação atribuída pelo prazo máximo de seis anos

Setúbal - A3ES certifica Sistema Interno de Gestão e Garantia da Qualidade do IPS<br />
Certificação atribuída pelo prazo máximo de seis anos<br />
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) acaba de ver certificado o seu Sistema Interno de Gestão e Garantia da Qualidade (SIGGQ), por seis anos, o prazo máximo de certificação, atribuído pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Esta certificação decorre de duas certificações parciais de um ano obtidas, respetivamente, em 2018 e 2019.

Para o IPS, esta certificação representa um reconhecimento externo importante do trabalho que a instituição tem vindo a desenvolver durante os últimos anos na área da Qualidade, sobretudo desde que foi avaliada internacionalmente pela European University Association (EUA), em 2008. Desde essa altura, o IPS tem vindo a apostar nesta área e a desenvolver um conjunto de atividades que, de forma integrada entre as suas unidades orgânicas, têm contribuído para a melhoria dos serviços prestados pela instituição.

Do trabalho realizado, destaca-se a formalização do SIGGQ, em 2012, que possibilitou a implementação de práticas e procedimentos de otimização das atividades com impacto na qualidade e a sua integração numa estrutura formal própria, com competências e responsáveis claramente definidos. Foi nesse contexto que, em 2015, o sistema foi objeto de alguns ajustes ao nível da estrutura, com vista a uma maior adequação ao contexto institucional, tendo também sido realizada, nesse ano, a primeira versão do Manual da Qualidade.

A criação e a formalização do SIGGQ do IPS surgem também num contexto, nacional e europeu, de valorização da Gestão e Garantia da Qualidade na área da Educação, nomeadamente no que se refere ao Ensino Superior. Assim, e acompanhando a atividade da A3ES, no âmbito dos processos de avaliação e acreditação de ciclos de estudos e instituições, e das diretrizes nacionais e europeias sobre a implementação de SIGGQ em instituições de ensino superior, o IPS via como uma necessidade crescente a certificação externa do seu sistema por parte da Agência.

Na sequência da certificação condicional concedida em 2018 − com condições a cumprir no prazo de 1 e 2 anos − o IPS tem vindo a consolidar os seus processos internos, bem como o sistema no seu todo, com vista a garantir uma resposta mais eficaz. A certificação total agora obtida funcionará, pois, como um importante input externo para que o IPS possa continuar a consolidar o seu SIGGQ e a melhorar permanentemente as atividades e os serviços desenvolvidos no seu âmbito.

14.07.2020 - 15:25

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.