Conta Loios

as escolas

Protocolo com a AISET prevê realização de estudos e apoio a estudantes
Politécnico de Setúbal e industriais da região unem esforços

Protocolo com a AISET prevê realização de estudos e apoio a estudantes <br />
Politécnico de Setúbal e industriais da região unem esforços O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET) assinaram recentemente um protocolo de colaboração que determina várias áreas de trabalho conjunto, dos estudos científicos ao projeto de apoio a estudantes “Padrinhos de Curso”.

Atores de relevo no processo de desenvolvimento económico e social do território, o IPS e a AISET decidem agora formalizar esta união de esforços, numa partilha e complementaridade de recursos, conhecimento e experiência, das quais beneficiarão ambos e toda a comunidade da região de Setúbal.

Uma das áreas de parceria previstas é o desenvolvimento de estudos que ajudarão a compreender melhor, com recurso à ciência, a realidade económica e social da Península de Setúbal, área em que o IPS, centro de saber por excelência, está em condições de dar um precioso contributo, colmatando a falta de meios humanos necessários manifestada pela AISET. Validar as conclusões do estudo “NUTS Península de Setúbal: Caminho para o Desenvolvimento”, colaborar na realização de uma investigação sobre absentismo na indústria e caracterizar o tecido industrial do território, através do projeto de Mapeamento da Indústria da Península de Setúbal, são algumas das metas previstas no documento assinado.

Através deste protocolo, que permite estabelecer novas formas de colaboração com as empresas, reforçando as já existentes, o IPS pretende também alargar o envolvimento do tecido empresarial da região no esforço coletivo de assegurar a igualdade de acesso ao ensino superior neste contexto particularmente difícil para as famílias portuguesas. Neste quadro, inscreve-se a criação da figura de “Padrinho de curso”, comprometendo-se a AISET a sensibilizar os seus associados, onde se incluem algumas das maiores e mais reputadas empresas nacionais, para a importância de se tornarem mecenas de um estudante, através de uma bolsa de formação correspondente ao valor da propina anual de licenciatura, mestrado ou curso técnico superior profissional (CTeSP).

A parceria IPS/AISET, agora formalizada, prevê também colocar no terreno um programa conjunto para promover a atração de jovens para a indústria, a criação de uma escola de formação contínua para a formação de quadros das empresas, a implementação de um observatório de caracterização da Península de Setúbal em termos económicos e sociais e o desenvolvimento de ações de responsabilidade social para a região.

Foto: Visita de empresários à Oficina Lu Ban Portuguesa (IPS), em março de 2019, no âmbito do Open Day Campus-Indústria, organizado pela AISET.

23.07.2020 - 17:50

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.