Conta Loios

as escolas

Barreiro - Primeiro edifício intervencionado na melhoria do desempenho energético
Escola Rita Seixas passa a produzir a sua própria energia

Barreiro - Primeiro edifício intervencionado na melhoria do desempenho energético<br />
Escola Rita Seixas passa a produzir a sua própria energia O vereador Bruno Vitorino explica que a intervenção, da responsabilidade da Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, traduz-se na colocação de 50 painéis fotovoltaicos para autoconsumo, integrados na arquitetura do edifício, os quais vão produzir cerca de 60% da energia consumida pela escola.

A Escola Básica José Joaquim Rita Seixas, na freguesia do Barreiro, foi o primeiro edifício a ser intervencionado no âmbito de um plano de melhoria do desempenho energético dos vários edifícios municipais.

O vereador Bruno Vitorino explica que a intervenção, da responsabilidade da Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, traduz-se na colocação de 50 painéis fotovoltaicos para autoconsumo, integrados na arquitetura do edifício, os quais vão produzir cerca de 60% da energia consumida pela escola.

"Isto quer dizer que os custos da energia produzida pela rede serão reduzidos para 40%, traduzindo-se isto numa poupança anual estimada de, aproximadamente, 4 mil euros por ano", adianta o responsável por esta divisão.

Bruno Vitorino afirma que “estamos a apostar fortemente nas energias alternativas, nomeadamente nos sistemas fotovoltaicos para autoconsumo", com o objetivo de reduzir custos financeiros, diminuir emissões e ajudar o ambiente.

"Pretendemos replicar este investimento noutros edifícios municipais, algo que permitirá poupar milhares de euros ao município. A verba poupada poderá ser canalizada para outras necessidades ao nível das escolas, como por exemplo a climatização das salas de aula, porque em muitas escolas simplesmente não existe qualquer sistema de aquecimento das salas e as crianças passam frio no inverno, e calor no verão", sublinha.

14.09.2020 - 20:13

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.