Conta Loios

as escolas

Atividades a distância estão previstas como complemento à sala de aula
Politécnico de Setúbal regressa ao ensino presencial

Atividades a distância estão previstas como complemento à sala de aula<br />
Politécnico de Setúbal regressa ao ensino presencial O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) regressa às atividades letivas privilegiando o ensino presencial, que decorrerá em complemento com aulas a distância, consoante as necessidades e especificidades dos cursos lecionados em cada uma das suas cinco escolas superiores, em Setúbal e no Barreiro.

Em novo despacho ontem publicado, que define as linhas orientadoras para o funcionamento das atividades no ano letivo 2020/2021, considerando o contexto pandémico, a Presidência do IPS realça a “importância da interação pessoal no processo de ensino-aprendizagem” e a “necessidade de manter a equidade para estudantes e para docentes”, assegurando que serão cumpridas as normas de segurança e de saúde definidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

Nesse sentido, está já em curso a aquisição de sistemas tecnológicos que garantam a interação remota, com transmissão de som e imagem, para instalação em cerca de 60 salas; de acrílicos de proteção, em especial para os locais de trabalho e laboratórios; e também de equipamentos de proteção individual destinados aos estudantes do ensino clínico.

Em função do número de estudantes inscritos, as diferentes Unidades Curriculares (UC) devem funcionar exclusivamente em sala de aula, com toda a turma, ou em regime de ensino misto rotativo, semanal e/ou quinzenal. Neste último cenário, as atividades letivas realizam-se nos campi do IPS, com recurso à transmissão direta por vídeo, sendo frequentadas simultaneamente por um grupo de estudantes em sala de aula e por outro a distância, o que permitirá o contacto presencial, quer com os docentes da UC, quer com os colegas.

As novas regras para 2020/2021 ditam também que as aulas presenciais e as aulas a distância devam ser organizadas por blocos, podendo recorrer-se aos sábados, se tal for necessário para uma melhor distribuição das turmas. Igualmente, segundo as orientações para o novo ano letivo, devem funcionar primordialmente em regime presencial todas as UC de 1º ano, sendo que, nas UC de ensino clínico e de estágio dos diferentes cursos do IPS, as horas da componente prática decorrerão exclusivamente em regime presencial.

Além do cumprimento das regras definidas para cada um dos espaços e atividades a desenvolver nos campi e nas residências do IPS, a Presidência apela também a uma ampla utilização, por parte da comunidade académica, da aplicação de rastreio digital STAYAWAY COVID, seguindo as recomendações da Direção-Geral do Ensino Superior. Trata-se de uma ferramenta gratuita, de utilização voluntária, que assegura a proteção da identidade e dos dados pessoais do utilizador e que funciona como um radar de alerta para contactos de risco recentes, contribuindo para ajudar a interromper cadeias de contágio da COVID-19.

18.09.2020 - 13:10

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.