Conta Loios

as escolas

Setúbal - IPS abre candidaturas a mestrado pioneiro para profissionais de Logística
Novo curso foi concebido em parceria com a SONAE

Setúbal - IPS abre candidaturas a mestrado pioneiro para profissionais de Logística <br />
Novo curso foi concebido em parceria com a SONAE<br />
O novo mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento (LGCA), que resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a SONAE MC, já tem a decorrer até ao próximo dia 11 de novembro o seu período de candidaturas.

Pioneiro em Portugal, pelo caráter profissionalizante e metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, o novo curso vai arrancar em janeiro de 2021, oferecendo uma plataforma de aprendizagem inédita entre os mundos académico e empresarial, numa formação de apenas um ano (60 créditos ECTS) e que pode ser frequentada a partir de qualquer localização geográfica.

Concebido para dar resposta à inexistência, no contexto nacional, de oferta neste domínio ao nível da formação avançada (2ºciclo), o novo mestrado em LGCA destina-se a profissionais com, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada, e está estruturado em quatro trimestres, sendo que os três primeiros correspondem à componente letiva. Contrariamente aos mestrados tradicionais, a componente de Estágio/Projeto realiza-se em paralelo com as Unidades Curriculares, sendo a única atividade do estudante no último trimestre.

Um formato que, segundo Tiago Pinho, docente da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) e diretor do curso, “pretende aliar os conceitos teóricos e práticos lecionados ao contexto real de trabalho, permitindo ao estudante uma aprendizagem mais eficaz e às organizações acolhedoras a melhoria dos seus processos, pela possibilidade de acolher e pôr em prática novas ideias”. Tudo isto, realça, “com o apoio e tutoria dos docentes da ESCE/IPS e dos profissionais da SONAE MC”, o que dará aos formandos também a “possibilidade de ficar a conhecer uma das maiores operações de retalho do país, com uma diversidade de operações logísticas e com uma enorme abrangência geográfica”.

O novo curso, com 25 vagas abertas, vai decorrer em regime b-learning (semi-presencial) e em horário pós-laboral, dando aos profissionais da área a possibilidade de progredir nos estudos e consolidar competências especializadas, sem entraves. “Este modelo de ensino permitirá a participação dos estudantes através de sessões síncronas e assíncronas, a partir da ESCE/IPS e das instalações da SONAE MC. A grande vantagem prende-se com o facto de não existir uma limitação geográfica às proveniências dos estudantes”, conclui Tiago Pinho.

O mestrado em LGCA vem igualmente complementar a fileira formativa da ESCE/IPS neste domínio, iniciada há 22 anos com a criação da primeira licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística (GDL) do ensino superior português.

20.10.2020 - 15:15

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.