Conta Loios

as escolas

Escola Técnica Profissional da Moita
Alunos com participação ativa no Workshop Virtual da OCDE

Escola Técnica Profissional da Moita<br />
Alunos com participação ativa no Workshop Virtual da OCDE No início do mês de outubro, a OCDE organizou uma conferência à distância com alguns alunos e professores de vários países, em que debatiam sobre o regresso às aulas neste tempo de pandemia - "Global Forum on the Future of Education and Skills 2030 (2nd Meeting (Virtual Workshop)". A equipa ETPM fez parte e, a partir daqui, não parou.

João Falé, aluno formado pela ETPM , afirmou que foi muito mais rico poder falar não só
com alunos mas também com representantes da OCDE, uma vez que, no ano passado, o
jovem esteve na Coreia do Sul, no âmbito do projeto “A Voz do Aluno “. Foi ainda dinamizada uma outra sessão, com participação da Escola Técnica Profissional da Moita para debaterem sobre o bem estar dos alunos na escola. O objetivo principal desta reunião é melhorar o conforto da escola e o bem estar dos alunos, para que, num futuro próximo, todos se sintam motivados para a aprendizagem.

Recentemente, a equipa ETPM, constituída por alunos de vários cursos e professores ,
juntou-se novamente para debater, de uma forma dinâmica, esta ideia de conforto e bem estar na escola. Ao que os jovens responderam que gostam da proximidade e relação com os professores, da permissão e liberdade que os professores dão aos alunos para desenvolverem os seus projetos nos espaços interiores e exteriores da escola.
Os jovens consideram, por outro lado, que devem ser realizadas mais atividades e conseguir mais parcerias para melhorar e desenvolver cada vez mais as competências técnicas.

Aqui, nesta Escola, o aluno faz-se ouvir e a sua voz é o ponto de partida. O caminho é a partilha de ideias, de conhecimentos, sentimentos e opções. Um caminho que queremos seguir para estabelecer o conforto e o bem estar de toda a comunidade escolar. Desta feita, as sessões de trabalho já estão a dar alguns resultados. Os jovens determinaram que a divulgação das suas ideias nas redes sociais é bastante importante, na medida em que o Instagram é utilizado pela maior parte dos jovens. Pretende-se aproveitar as sessões de tutoria para debater ideias e partilhar conhecimentos, atendendo a um conjunto de medidas que conduzam a comunidade educativa para uma forma de bem estar e para a valorização das repercussões positivas que essas medidas possam trazer.


A OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico- é uma organização educacional , que ainda está em evolução, que mostra uma visão ambiciosa para o futuro da educação.
Qual o objetivo desta organização? Vendo uma necessidade enorme de abrir uma discussão global sobre a educação, em 2015 a OCDE criou um projeto para o futuro da educação, com o objetivo de mudar a educação até 2030, fazer com que os alunos se sintam bem e que sejam mais ouvidos ou até mesmo que não cheguem ao ponto de desistir da escola.



29.10.2020 - 12:24

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.