Conta Loios

as escolas

Setúbal - Dia da Ciência e Tecnologia abre janelas virtuais do IPS ao exterior
Alunos do ensino secundário e profissional são o público alvo da iniciativa

Setúbal - Dia da Ciência e Tecnologia abre janelas virtuais do IPS ao exterior <br />
Alunos do ensino secundário e profissional são o público alvo da iniciativa <br />
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) promove, na próxima terça-feira, dia 24, o Dia da Ciência e Tecnologia, através de várias atividades online com arranque pelas 15h00 e dirigidas a alunos e professores das escolas secundárias e profissionais.

Em alternativa à Semana da Ciência e Tecnologia (SCT), que desde há 17 anos vem assinalando o Dia Mundial da Ciência (24 de novembro) junto de centenas de jovens da região, o IPS propõe este ano um novo formato para dar a conhecer de perto a sua oferta formativa nas áreas tecnológicas e científicas, assim como os respetivos corpo docente, projetos de investigação e equipamentos.

O Dia da Ciência e Tecnologia volta assim, com as devidas adaptações, a transformar as escolas superiores de Tecnologia do IPS, em Setúbal e no Barreiro, no palco onde se desenrolará para muitos a primeira experiência no ensino superior.

Na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), a proposta centra-se num concurso para a construção de uma ponte de esparguete, através da qual os participantes terão oportunidade, em direto, de testar as suas competências na área da engenharia civil. O objetivo é edificar a ponte mais resistente, respondendo aos vários desafios com que uma equipa de engenheiros civis é confrontada diariamente, tais como respeitar as especificações da encomenda, dar resposta com os recursos disponíveis, dividir tarefas, otimizar recursos, observar as regras de segurança e, claro, repensar e adequar a estratégia, se necessário.

No que toca à Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), estão previstas várias apresentações em vídeo para demonstração da oferta formativa disponível e dos laboratórios afetos às várias áreas ministradas, como Mecânica, Tecnologia Biomédica, Qualidade Ambiental e Alimentar, Tecnologias do Ambiente e do Mar, Automação e Controlo, Eletrotécnica e Computadores e Informática. No final das visitas virtuais, que passarão por espaços como o Laboratório de Mobilidade Elétrica ou os simuladores automóvel e de voo, o corpo docente estará disponível para esclarecer dúvidas e responder a questões, consoante as áreas de interesse demonstradas pelos alunos.

Ambas as sessões, que poderão ser acompanhadas através da plataforma Zoom e do Youtube, requerem inscrição, até ao dia 22 de novembro, preenchendo o respetivo formulário online.

20.11.2020 - 14:02

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.