Conta Loios

as escolas

Rosto do Ano 2020 – Área do Ensino
Agrupamento de Escolas de Casquilhos- um espaço de todos para todos

Rosto do Ano 2020 – Área do Ensino<br>
Agrupamento de Escolas de Casquilhos- um espaço de todos para todos<br>
O Agrupamento de Escolas de Casquilhos vai receber este ano a distinção «Rosto do Ano 2020», na Área Ensino, um espaço de aprendizagem que abre as portas à criatividade pela arte, ao debate de ideias pela filosofia, ao ensino inovador da matemática, da literatura, do desporto, com reconhecimentos ao nível nacional e internacional.

Solicitámos a Luís Rino, Director do Agrupamentode Escolas de Casquilos, a propósito desta distinção que expressasse o seu sentimento e o soignificado que atribuia a este reconhecimento.
Aqui fica o texto integral:

Fresca manhã da vida, recomeço
Doutros orvalhos onde o sol se molha.
Nova canção de amor e novo preço
Do ridente triunfo que nos olha.
(...)

Miguel Torga

Cada dia um (re)começo, cada dia um desafio, sempre com o olhar no horizonte, sempre com o fito no triunfo, num pequeno grande nada, mas que, aos poucos, se tornará num/nuns muito(s).
Assim recebi por parte do Jornal Rostos a notícia de que seria atribuído ao Agrupamento de Escolas de Casquilhos a menção, Rosto do Ano 2020 na Área Ensino. Foi mais um dia, um dos tais poucos/muitos que permitem olhar o horizonte e acreditar que sempre vale a pena, que há sempre um triunfo que nos olha.

Um Agrupamento é um vasto território constituído por muitos espaços, por muitas gentes, por muitas experiências, por muitos sentires. Cada uma dessas individualidades procura ser respeitada, aproveitada, com um único objetivo, tornar, cada vez melhor o que se vai fazendo em prol daqueles que realmente importam, os alunos.

Assim, se vão dando asas à criatividade, se vão desenvolvendo projetos múltiplos e inovadores, nas mais diversas áreas, alguns que ficam confinados à sala de aula ou a outros espaços do Agrupamento e, ainda, aqueles que saem para fora, permitindo a toda a comunidade usufruir dos mesmos. Um Agrupamento de Escolas só vive se se envolver com todos, nomeadamente com aqueles que o circundam. No ano de 2020 destacamos, entre outros, alguns reconhecimentos a nível nacional e internacional: conquista de selos nacionais e europeus eTwinning, Prémios atribuídos no âmbito do Clube de Programação e Robótica, Concurso a Criar com Scratch 2020, vários prémios nacionais referentes à participação no projeto Nós Propomos, Prémios conquistados no concurso Contos do Aljube, promovido pelo próprio Museu, prémios atribuídos na área do desporto, numa das modalidades do Mega Sprinter.

Um Agrupamento é um projeto colaborativo, é um todo complexo, cujo objetivo principal é crescer e ser, cada vez mais, reconhecido. E é tudo isto que temos tentado fazer e que, julgo, temos conseguido.
Acredito que o aumento de turmas e alunos, a diversificação de atividades, estratégias, clubes e projetos, bem como ser uma Escola de todos e para todos, refletem o caminho trilhado e aquele que pretendemos continuar a percorrer.

Assim, este reconhecimento por parte do Jornal Rostos é motivo de orgulho e de agradecimento por parte de todos aqueles que pertencem a esta vasta comunidade, ainda mais, numa altura em que a Escola está todos os dias a ser posta à prova, em que se exige de cada um, um esforço ainda maior. Certos estamos de que esta marca, a do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, fez, faz e fará parte integrante do concelho através de várias gerações.

Conscientes estamos de que nem tudo é perfeito e de que muito há a fazer, temos a certeza de que, tal como disse Saramago, sabemos cada vez mais, mas ao mesmo tempo vamos sabendo cada vez melhor a importância daquilo que não sabemos.

Luís Rino
(Diretor Agrupamento de Escolas de Casquilhos)

Nota - Recorde-se que, a distinção «Rostos do Ano» é atribuida anualmente pelo jornal «Rostos», sendo resultado de uma decisão colegial assumida por um colectivo composto por :António Oliveira, jornalista da Lusa; Ana Lourenço Monteiro, ex-Directora do Jornal do Barreiro e António Sousa Pereira, Director do jornal «Rostos».

04.02.2021 - 19:28

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.