Conta Loios

as escolas

Escola Técnica Profissional da Moita
Quinta Pedagógica do Castanheiro agrega Laboratório de Desenvolvimento de Variedades Regionais

Escola Técnica Profissional da Moita <br />
Quinta Pedagógica do Castanheiro agrega Laboratório de Desenvolvimento de Variedades Regionais A Escola Técnica Profissional da Moita aposta na inovação e na rentabilização dos seus projetos, motivando assim os jovens que nele participam, colaboram e aprendem.
A Quinta Pedagógica do Castanheiro agrega, neste momento, um Laboratório de Desenvolvimento de Variedades Regionais, orientado pelo Eng.º José Nuno Caninhas e pelo Eng.º João Limão.

Trata-se de um projeto que tem como objetivo principal produção e melhoramento de frutos e hortícolas de origem regional, ou comprovadamente adaptados, com vista à sua promoção e comercialização, assim como, a sua utilização na criação de novos produtos, com base na sua transformação. Este Laboratório destaca ainda a consolidação das aprendizagens e desenvolvimento de competências técnicas dos alunos do curso Técnico de Produção Agropecuária.

Desde os tempos mais remotos, provavelmente ainda antes da própria nacionalidade, que a região a sul do Tejo tem uma forte ligação à agricultura e à pecuária. O seu posicionamento geográfico, e as suas condições edafoclimáticas, fizeram desta zona, umas das principais fontes de abastecimento de hortofrutícolas para a capital. Nos dias de hoje, vários são os concelhos que ainda detém uma importante quota de produção em determinados produtos. Esta antiguidade fez com que aqui nascessem várias variedades de frutas e legumes, assim como, outros que não sendo oriundos daqui, se adaptassem como em mais nenhum outro local. No tempo em que vivemos, torna-se imperativo a preservação destes produtos locais, cada vez mais valorizados pelos profissionais do sector da restauração, assim como, pelos consumidores. - lê-se no enquadramento do projeto

A Quinta Pedagógica do Castanheiro constitui uma ferramenta essencial para a vertente técnica dos alunos do curso Técnico de Agropecuária mas não só, é um local de aprendizagens e contacto com a natureza e com os animais e que permite aos jovens e, igualmente, às crianças do Colégio Corte Real , desenvolverem variadíssimas capacidades e competências.
Além de tudo isto, a Quinta ainda nos permite momentos de reflexão e de meditação com excelentes finais de tarde, a todos os que por ela passam!

28.04.2021 - 16:56

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.