Conta Loios

as escolas

Produções «Mataram as searas» e «Rosseau»
Teatro Politécnico do IP Setúbal estreia-se no festival FATAL
. Até 19 de maio

Produções «Mataram as searas» e «Rosseau»<br />
Teatro Politécnico do IP Setúbal estreia-se no festival FATAL <br />
. Até 19 de maio O Teatro Politécnico do IPS apresenta-se, pela primeira vez, no FATAL - Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa, a decorrer em formato digital até ao próximo dia 19.

Dirigido pelo docente José Gil, o coletivo de teatro do Politécnico de Setúbal, que conta já com oito anos de vida, vai estar presente no maior festival de teatro académico nacional com os espetáculos “Mataram as searas”, que se estreou há um ano em versão radiofónica, e “Rosseau”, que sobe à cena pela primeira vez, em vídeo.

Baseado no livro homónimo de José Caldeira Duarte, escritor e docente aposentado do IPS, “Mataram as searas” narra uma história de resistência passada num contexto histórico bem recente: num país “arrasado” pela austeridade da troika, um grupo de amigos, homens e mulheres, decide “começar de novo” levado pelo sonho de “resistir ao roubo da terra e da dignidade”.

A produção conta com um elenco de cerca de uma dezena de atores, reunindo contributos de toda a comunidade académica do IPS, e tem também regresso aos palcos marcado para 13 de maio, pelas 19h30, no Teatro de Animação de Setúbal, e no dia 15 de maio, pelas 16h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. As entradas são gratuitas, mediante reserva através do endereço teatro.politecnico@ips.pt.

Quanto ao espetáculo “Rosseau”, que tem estreia nacional no FATAL, é uma proposta teatral que se apresenta como “um ensaio”, cujo objetivo é fazer um “esboço” de Jean-Jacques Rousseau, o importante filósofo que inspirou a Revolução Francesa. Intimista, o espetáculo é protagonizado por José Caldeira Duarte, partindo dos próprios textos de Rosseau para chegar, “com humor, inteligência e subtileza” às várias dimensões da sua vida e obra.

Ambos para ouvir e ver no FATAL, através do link: https://www.fatal.ulisboa.pt/grupo-teatro-politecnico.php. />

12.05.2021 - 10:26

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.