Conta Loios

as escolas

Barreiro no rearranque do primeiro ERASMUS+ após confinamentos sucessivos.
ERASMUS+ KA201 na Polónia

Barreiro no rearranque do primeiro ERASMUS+ após confinamentos sucessivos.<br />
ERASMUS+ KA201 na Polónia Teve lugar em Lubin, na Polónia entre 12 e 16 de Julho de 2021, o primeiro encontro presencial do programa europeu ERASMUS+ KA201,“Educational Robotic and Programming and Learning Scenarios”, envolvendo as escolas da Polónia, Turquia, Itália, Portugal, bem como as entidades portuguesas, ANPRI(Associação Nacional de Professores de Informática)e Sucessos Criativos. A coordenação neste projeto é da Escola Secundária Augusto Cabrita.

O programa foi iniciado com o 1ºTPM que decorreu presencialmente apenas com as entidades portuguesas, e online para os parceiros estrangeiros, a mesma, teve lugar na escola secundaria augusto cabrita entre 19 e 20 de novembro de 2020.

Este projeto parte do estudo e levantamento exaustivo dos programas escolares dos diferentes países relativamente ao uso das tecnologias da informação nas diferentes áreas do conhecimento e compreende a participação dos seus respetivos docentes.

A escola polaca nossa anfitriã iniciou as atividades com intervenção do coordenador Manuel Russo e a orientação do professor Grzegorz Stozek.
No primeiro dia do encontro, os parceiros fizeram a sua a apresentação sobre a instituição que representavam possibilitando a todos os membros
do consórcio um melhor conhecimento mútuo.

A representante da escola polaca deu-nos as boas vindas e desejou-nos os melhores sucessos para as atividades que durante a semana viriam a ser desenvolvidas. Percebemos que as instalações da escola polaca de Lubin são apenas um dos mais de 40 centros espalhados pelo país.

Neste encontro foi feito o balanço das atividades já efetuados pela professora Fátima Pais da empresa Sucessos Criativos em conjunto com o coordenador. Na sequencia desse balanço foram agendados os próximos LTA e TPM a realizar na Turquia e na Itália em 2021 e os seguintes a realizar em Portugal em 2022 e 2023.

O professor Michael Tozek, representando a empresa polaca KGHM, líder mundial na industria mineira, deu a conhecer a sua atividade na Polónia e nos vários países em que em que desenvolvem as suas atividades a nível internacional, bem como, todo o apoio que esta presta a sociedade polaca. Sob forma de fundação ajuda as escolas polacas, sobretudo as escolas ligadas a industria mineira, atividade essencial da baixa silésia em especial da cidade de Lubin.
Após debate sobre a empresa, o seu papel na sociedade polaca e as suas tecnologias inovadoras teve inicio a apresentação e workshop sobre 3d.

O professor Grzegorz Stozek, fez o workshop sobre a tecnologia 3D do qual é especialista. Pudemos ver as várias fases, desde a modelação à fase de produção das componentes desenhadas em 3D.
Foi usado o software autodesk inventor, e mostrada a facilidade de modelação em 3D.
Na impressão dos modelos, foram usadas impressoras pruser, das quais foram retiradas evidências para o projeto. Nestas impressoras foram impressos vários componentes de um robô com os quais os participantes procederão à montagem na sessão seguinte.

Os modelos das componentes do robô, foram disponibilizados a todos os participantes, para como está previsto, poderem também, proceder à disseminação do projeto, nas suas instituições.

Teve ainda lugar, neste encontro, um workshop sobre o processo de montagem do robô, da responsabilidade do professor Luis Dourado da ESAC,
em colaboração com a professora Fernanda Ledesma da ANPRI.

Para o seu desenvolvimento, foi facultado um guião aos participantes que após a apresentação, procederam à montagem dos componentes do robô, peças, motores, cabos, placas arduino, placa controladora dos motores e shield. Foram ainda, adicionados sensores e procedeu-se à sua configuração, tendo sido transferido o código, dos pc desktop, para o arduino. Foi testado o modulo de blutooth, com o qual os participantes puderam testar com a app do telemóvel o seu funcionamento.

A sessão foi muito produtiva, tendo todos os participantes conseguido realizar as tarefas propostas, estando agora aptos a disseminá-las nas suas instituições.

O professor Grzegorz Stozek fez um workshop sobre a industria mineira e atividades envolventes, que vão desde a produção industrial de peças, para as maquinas quer de forma tradicional quer de forma computorizada em 3d. inclui ainda as atividades de soldadura, equipamentos e técnicas de segurança nas minas.

o workshop, serviu para os participantes terem consciência, que ser mineiro é uma atividade altamente especializada, que envolve muitos conhecimentos técnicos em varias áreas, para que seja garantida segurança na exploração mineira.

Para além de tudo o que foi mostrado, aos participantes, foi também possível, a produção de uma peça 3d, a partir da programação g.code a partir de imagem desenvolvida no autodesk inventor, áreas em que o professor Grzegorz Stozek é especialista.

Antes da Impressão foi mostrada, a forma de calibração nos diferentes eixos em relação ao material a desgastar, através de um sistema de navalhas, com várias funções.A produção da primeira peça, implica vários cuidados, que consistem em informar a maquina, até onde ela pode desgastar a peça, sem danificar a peça, nem a maquina

De todo este workshop retirámos evidencias, que nos permitem perceber melhor o funcionamento da impressão 3d, numa vertente mais industrial
e fazer ligação à nossa impressão de pecas, 3D na pruser.

Estes dias de trabalho no projeto foram muito enriquecedores e fica aqui o agradecimento a todos os parceiros do consórcio pelo seu empenho no desenvolvimento das atividades programadas.

Manuel Russo

31.07.2021 - 19:37

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.