Conta Loios

as escolas

Barreiro - Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita
PROJETO «Tools» novo projecto erasmus+ decorreu na Polónia em Lubin

Barreiro - Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita  <br />
PROJETO «Tools» novo projecto erasmus+ decorreu na Polónia em Lubin <br />
Um grupo de professors do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita deslocou-se à Polónia no início do mês de agosto, no âmbito do Projeto Erasmus + TOOLS - Traditional and original objects in a learning school. Pretende-se com este projeto que os alunos abordem questões relacionadas com a História e tradições europeias relacionadas com os costumes do casamento.

Os países envolvidos no Projeto são: Portugal, Polónia (coordenadora do Projeto), Itália, Roménia e Turquia.
Os alunos destes países irão fazer recolhas e trabalhos de pesquisa sobre as diferentes tradições relacionadas com o casamento. A abordagem dos temas será efetuada de uma forma dinâmica e interativa, tanto por professores como por alunos. Para o efeito foram criadas plataformas digitais, serão promovidos debates entre os alunos, será repensada a forma do ensino da História e será criado, num trabalho colaborativo, um Museu virtual com imagens e informações sobre os costumes relacionados com o tema em estudado.

Neste primeiro encontro presencial, que se realizou na cidade de Lubin, (já se realizaram alguns encontros em videoconferência) e destinado só a professores, os diferentes parceiros do projeto acertaram as datas das mobilizações com os alunos, decidiram e planificaram estratégias para a implementação do projeto e aprenderam a criar códigos QR que serão fundamentais para o mesmo. Foram ainda discutidas e analisadas as normas de sugurança a implementar face à pandemia que se vive.

A coordenação do projeto está a cargo do professor Manuel Russo e colaboram no mesmo os docentes: Ana Bento, Fátima Martins e Elina Machado. Este projeto tem a duração de dois anos e está prevista a deslocação dos parceiros europeus a Portugal em fevereiro de 2022.
Nos tempos difíceis que o mundo e a europa atravessam, torna-se urgente retomar alguma normalidade e incutir nos nossos alunos o sentimento da esperança e de que a vida vai retomar o seu curso normal. Este projeto irá contribuir para que os alunos estejam conscientes desta “memória comum” a fim de que o fortalecimento da identidade europeia e a promoção dos objetivos que presidiram à criação da União Europeia façam parte da sua realidade.

24.08.2021 - 00:06

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.