Conta Loios

as escolas

Agrupamento de Escola Santo André - Barreiro
Reinicia as mobilidades do programa Erasmus+ na escola de Orkatoy, Turquia

Agrupamento de Escola Santo André  - Barreiro<br />
Reinicia as mobilidades do programa Erasmus+ na escola de Orkatoy, Turquia<br />
Após o cancelamento das mobilidades físicas dos vários projetos Erasmus+, devido à pandemia Covid, que forçou professores e alunos a adaptarem os planos de trabalho colaborativo entre as várias escolas parceiras, o AESAndré regressa ao terreno concretizando a segunda mobilidade do Projeto «Let’s go increase skills of 21st Century» entre os dias 20 e 24 de setembro na escola Ortakoy 80.

Yil Vocational and Technical Anatolian High School, em Ancara, Turquia. Nesta mobilidade participaram a Diretora e a professora Coordenadora dos Projetos em Desenvolvimento do Agrupamento.

A adaptação a uma nova normalidade permitiu que os vários participantes das escolas parceiras (Tuquia, Portugal, Itália, Grécia e República Checa) retomassem as atividades do projeto, delineando novas etapas e metas com vista ao desenvolvimento de produtos na área da robótica e da tecnologia.

Durante estes dias, no Ortakoy MTAL Robort Club, para além da tomada de conhecimento da realidade escolar da capital da Turquia e em concreto da Escola anfitriã, os vários participantes tiveram a possibilidade de aprofundar os seus conhecimentos na área da programação de robótica, nas ferramentas de robótica para as atividades letivas e construir robôts que disputaram uma renhida corrida, tendo saído vencedores todos os países participantes. A formação foi assegurada por Murat Suzgun, Ercan Kuçukarslan, Ahmet Okan Yavuz e Osman Çirak e os certificados foram entregues, no jantar e cerimónia, pelo Diretor Nacional de Educação para o distrito de Mamak, Mustafa Ozel, e pelo Diretor da escola anfitriã, Yusuf Yondem.

O país anfitrião apresentou um programa semanal recheado de desafios, tanto escolares como culturais, numa cidade vibrante, tanto a nível do património histórico e cultural como de modernidade e diversidade. Tivemos a possibilidade de ver a imensidão da cidade através das muralhas do Castelo de Ancara e a grandiosidade da pessoa e do legado do fundador da República da Turquia, Mustafa Kemal Ataturk, na visita ao seu túmulo, e que disse «“São os professores, somente eles, quem libertam os povos e transformam as coletividades em verdadeiras nações.”. A semana terminou com a visita à região histórica e turística da Capadócia, com a suas formações geológicas únicas, às cidades subterrâneas e inúmeras habitações e igrejas escavadas em rocha. No trajeto visitámos ainda o grande lago salgado Tuz Golu.

Görüşürüz ! Até sempre!

07.10.2021 - 00:11

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.