Conta Loios

as escolas

Agrupamento de Escolas de Santo André - Barreiro
Erasmus+ Strategic Partnership
«Se eu pudesse voltava para lá agora mesmo!», afirma Marta Pedro

Agrupamento de Escolas de Santo André - Barreiro <br />
Erasmus+ Strategic Partnership<br />
«Se eu pudesse voltava para lá agora mesmo!», afirma Marta Pedro<br />
<br />
. “A coisa mais importante que ganhei com esta experiência foram as novas amizades internacionias que fiz e a memórias que ganhei.” - Filipa Manso

Realizou-se, finalmente, após meses de espera devido à pandemia, a 1º mobilidade envolvendo alunos no âmbito do projeto DemEUcracy for ALL. Ao longo do ano letivo de 2020/2021, alunos dos países parceiros, Portugal, Dinamarca, Polónia, Sérvia e França, trabalharam colaborativamente nas atividades The Path to Freedom, por meio da plataforma eTwinning. As atividades desenvolvidas culminaram na criação de um jogo digital (Quizizz) e de um livro digital (Storyjumper).

Entre 11 e 15 de outubro, em Middelfart, Dinamarca, alunos dos países parceiros puderam finalmente encontrar-se pessoalmente e apresentar o trabalho desenvolvido. Os autores das histórias constantes no livro The Path to Freedom (alunos do nível secundário) tiveram a oportunidade de praticar a metodologia Dialogic Reading junto dos pequenos ilustradores dinamarqueses (1º ciclo). Esta atividade resultou numa enriquecedora ponte entre diferentes culturas, idades e níveis de ensino, promovendo a empatia entre todos os presentes.

A participação numa aula de Inglês revelou-se fascinante para os alunos portugueses, uma vez que na Dinamarca os alunos, por norma, em vez do manual físico e material de escrita (papel, caneta...) utilizam apenas os seus computadores nos quais desenvolvem as atividades da aula. Por outro lado, é muito comum ver grupos de alunos nos diversos espaços da escola a realizar trabalhos de grupo solicitados pelos professores e que terão que ser apresentados no final da aula, promovendo, desta forma, a autonomia e responsabilidade.

Ao longo dos dias os alunos participaram em diversas atividades relacionadas com as temáticas da Democracia e dos Direitos Humanos; Durante o Human Rights Workshop os alunos apresentaram representações dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Por outro lado, a atividade Young People in Politics permitiu aos jovens desenvolver o seu espírito crítico e de resolução de conflitos ao debaterem ideias relacionadas com os valores democráticos e cidadania. Esta atividade, durante a qual foram abordados assuntos como o aborto e a obrigatoriedade de administração de vacinas, foi promovida por jovens ativistas locais com representação na Câmara Municipal de Middelfart. Por fim, os jovens simularam a criação de uma campanha política e elaboração de cartazes.

A deslocação a Copenhaga também teve uma vertente pedgógica com a visita à ONG Project Outside que, através da apresentação do seu trabalho notável junto dos sem-abrigo, despertou nos nossos alunos o espírito de solidariedade e voluntarismo na ajuda ao outro.

No último dia, equipas de alunos dos diversos países trabalharam colaborativamente na criação da mascote Liberty, que deverá representar os valores democráticos e a dimensão europeia preconizados pelo nosso projeto.
Como habitual, a partilha cultural e gastronómica não podia faltar neste encontro, tendo o grupo muticultural partilhado na mesma mesa iguarias internacionais como o Smørrebrød dinamarquês, o Borscht polaco e, como não podia deixar de ser, bacalhau e arroz doce.

Para finalizar esta partilha enriquecedora, toda a equipa DemEUcracy for ALL desafiou os seus limites com a subida e travessia da ponte Lillebaelt, 60 metros acima do nível do mar. Esta experiência permitiu estreitar laços de amizade e confiança entre a equipa e, certamente, os nossos alunos não a irão esquecer:

“O encontro na Dinamarca foi espetacular! Foi divertido ver como funciona uma escola na Dinamarca e como é um dia normal.”-Diogo Loureiro

“Eu vi, provei e senti coisas que nunca pensei que pudesse.” - Gonçalo Calado

“A Dinamarca é um país muito bonito e espero um dia voltarmos a encontrar-nos.” - Lara Reis

“A coisa mais importante que ganhei com esta experiência foram as novas amizades internacionias que fiz e a memórias que ganhei.” - Filipa Manso

“Obrigada pela melhor semana da minha vida!” - Eliana Monteiro

“Se eu pudesse voltava para lá agora mesmo!” - Marta Pedro

Laura S. Maria
Coordenadora do projeto DemEUcracy for ALL

10.11.2021 - 11:39

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.