Conta Loios

as escolas

Agrupamento de Escolas de Santo António
Parceria com Centro Qualifica do Barreiro - uma aposta nos projetos de vida de cada cidadão

Agrupamento de Escolas de Santo António<br />
Parceria com Centro Qualifica do Barreiro - uma aposta nos projetos de vida de cada cidadão O Agrupamento de Escolas de Santo António aceitou o desafio de ser parceiro do Centro Qualifica do Barreiro, da responsabilidade da Câmara Municipal do Barreiro.

Desde há muito que promove, com sucesso, Cursos EFA (de educação e formação de adultos no próprio agrupamento) e, com esta experiência, a aprendizagem ao longo da vida tem acrescentado mais valor ao reconhecimento das competências que os adultos adquiriram através dos seus percursos formais e não formais.

A aposta na qualificação dos adultos tem sido intensificada nos últimos anos quer por decisões de política educativa, quer por iniciativa dos promotores e, através deste processo de valorização e certificação de adultos, nasce um crescimento pessoal, social e de acesso à empregabilidade, o que conduz o cidadão à sua realização pessoal e profissional.

Em dezembro, na biblioteca do Barreiro, “fez-se história” neste processo, pois houve lugar a um júri de validação e certificação de competências de adultos, RVCC de nível secundário, do Centro Qualifica do Barreiro, acompanhados por vários docentes do Agrupamento de Escolas de Santo António. O processo formal mostrou que os adultos tivessem destacado exemplos concretos das suas histórias de vida, permitindo que cada um se descobrisse, se visse no mundo consigo próprio e com os outros, desocultasse os saberes que porventura não imaginava possuir, aquilo que foi capaz de fazer em face do conhecimento mais profundo de si próprio.
Através do fortalecimento da sua identidade pessoal e profissional, os adultos foram capazes de mostrar os seus saberes, as suas experiências e competências, de modo serem interligados nas várias áreas de competências chave do referencial do ensino secundário: Cidadania e Profissionalidade, Cultura, Língua e Comunicação, Sociedade, Tecnologia e Ciência. Além disso, o Portefólio Reflexivo de Aprendizagem surge como o livro de história de aprendizagem do adulto, muito importante para o seu autoconhecimento.

Dando vida ao lema, aprender a aprender, cada formando sentiu-se muito mais valorizado e realizado neste processo, que temperou as suas expectativas e reorientou as suas motivações.
Parabéns pelo (s) sucesso(s) de todos!

A diretora
Manuela Espadinha


06.01.2022 - 13:18

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.