Conta Loios

as escolas

Agrupamento de Escolas de Santo André - Barreiro
DemEUcracy for ALL, um projeto Erasmus+ na promoção dos valores democráticos

Agrupamento de Escolas de Santo André - Barreiro<br />
DemEUcracy for ALL, um projeto Erasmus+ na promoção dos valores democráticos Entre 28 de março e 1 de abril, o AESA recebeu os parceiros do projeto Erasmus+ DemEUcracy for ALL. Professores e alunos de Portugal, Dinamarca, Polónia e Sérvia reuniram-se em Portugal, após o cancelamento da reunião internacional destinada a realizar-se na Polónia.

No dia 28, realizou-se a sessão de abertura Be Active for DemEUcracy, que contou com a presença de representantes da DGE, AN Erasmus+ e Câmara Municipal do Barreiro.
O projeto DemEUcracy for ALL foi reconhecido com o IV Prémio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero, estando presente nesta sessão, a Organização de Estados Ibero-Americanos para a atribuição deste prémio. Após a cerimónia, promovemos um momento de reflexão e homenagem a todas as vítimas de guerra e de violação dos direitos humanos, com o encontro da comunidade escolar no claustro e a entoação da canção Russians de Sting. Por fim, 5 pombas levantaram voo, elevando a esperança de Paz no mundo.

Ao longo desta semana, os alunos envolveram-se em diversas atividades colaborativas promotoras de valores democráticos fundamentais como a liberdade, igualdade, inclusão e aceitação da diferença. No segundo dia de visita, o grupo deslocou-se ao Centro Paroquial de Santo André, onde praticou voluntariado, participando na distribuição de alimentos a famílias carenciadas. Da parte da tarde, alunos e professores polacos apresentaram a situação difícli que se vive atualmente na fronteira da Polónia com a Ucrânia e os colegas sérvios falaram sobre a experiência de se ser deficiente auditivo.

Ao longo da semana, os alunos colaboraram nas atividades Films for DemEUcracy e Songs to Unite Nations, previamente preparadas através da plataforma eTwinning.

Antes do encontro, as escolas parceiras trabalharam filmes com temáticas, tais como o racismo, transgénero, deficiência, violação dos diteitos das crianças, etc. e os alunos elaboraram materiais didáticos para acompanhar a visualização desses filmes. Durante o encontro, realizaram-se debates sobre as temáticas previamente trabalhadas, fomentando a comunicação em língua inglesa e o pensamento crítico nos alunos. De salientar a importância da experiência com alunos deficientes auditivos e a forma como foram acolhidos e “cuidados” pelos nossos alunos.
No âmbito da atividade Songs to Unite Nations, os alunos das várias escolas apresentaram uma canção relevante na história para a democracia do seu país. A escola polaca criou um refrão e irá criar o hino do projeto DemEUcracy for ALL, composto por excertos das várias canções.

Como não podia deixar de ser os alunos portugueses apresentaram a Grândola Vila Morena de Zeca Afonso:
https://www.youtube.com/watch?v=mXETlPnM2S4&list=UUaQbfvPJJNDDp79XVeX1G6A&index=1 />
Esta semana foi, certamente, uma experiência inesquecível para todos os participantes.

Foi fantástico tê-los aqui. Vivi experiências que espero repetir e estou ansioso por ir à Polónia e voltar a encontrar estas pessoas fantásticas.
João Gonçalves 11ºE
Adorei-os todos! Foi melhor do que esperava. Eles eram muito simpáticos e adorei a experiência com os alunos surdos da Sérvia. Espero poder encontrá-los no próximo ano na Polónia.
Tiago Teixeira, 11º E

O projeto DemEUcracy for ALL está a ser desenvolvido na plataforma eTwinning e pode ser consultado através deste link:
https://twinspace.etwinning.net/110967/home

Laura Silva Maria
Coordenadora do projeto DemEUcracy for ALL

26.04.2022 - 00:02

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.