Conta Loios

as escolas

Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita
2º encontro do programa Eramus+

Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita<br />
2º encontro do programa Eramus+<br />
Teve lugar o 2º encontro do programa Eramus+ com a abreviatura, SIDE “Sharing Important Differences Enrich” teve lugar entre 21 e 25 de Março no Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita. O projeto SIDE envolve participantes da Suécia, Itália, Grécia e Portugal. Este projeto tem por base a ideia de que devemos valorizar as diferenças e não descriminar quem não pensa como nós, tem outros hábitos, outra cultura, outra religião outra maneira de ver a vida, outras limitações físicas, cognitivas, psicológicas ou sociais.

Para além de falar, debater e intervir sobre a forma escrita também tem uma abordagem sobre o modo como a tecnologia e o desporto pode ajudar na aprendizagem.
O projeto é muito abrangente e visa a consciencialização para os problemas do racismo, xenofobia, a questão do género, as minorias, as pessoas com dificuldades de comunicação, de mobilidade, de aprendizagem entre outros.
Os alunos de todos os países desenvolveram várias histórias sobre estes temas que foram apresentados e debatidos para a consciencialização dos problemas e dificuldades com que se debatem na vida real ,do dia a dia, dos casos apresentados.
No final, foi apresentada a conclusão que se pretende trazer a debate, sobre as histórias apresentadas e debatidas por parte de cada país.
O psicólogo da nossa escola agrupamento, dr. Luís Tavares dinamizou a atividade “inclusão na nossa escola” e foi feito em colaboração com o SPO “serviço de psicologia e orientação” um workshop “venha experimentar a diferença” que foram dinamizados em colaboração com a Professora Clotilde nascimento “competências sociais e emocionais” e professor João Navalho “Boccia - jogando com ..” com os alunos de necessidades educativas especiais da Escola Padre Abílio Mendes.
A importância da tecnologia na ajuda à aprendizagem, acessível a todos, esteve presente no workshop de robótica com “tarefas praticas com robots anprino”, atividade dinamizada pela presidente da associação nacional de professores de informática a professora Fernanda Ledesma e com o apoio dos alunos de robótica do projeto.
Os alunos puderam ver várias as potencialidades dos robots, desde a execução de tarefas pré-programadas, o robot pintor, o controlo remoto, o seguir linhas num dado percurso, o afastar-se de obstáculos. A aprendizagem da programação por blocos, baseados na logica para gerar as sequencias desejadas e que serão depois traduzidas em instruções traduzidos numa linguagem que o Arduíno execute.
Os alunos nesta atividade tiveram de pensar numa dança, desenvolver os movimentos em grupos internacionais enquanto outros alunos desenvolviam a programação desses movimentos.
No final da atividade, os alunos em grupo apresentaram uma música e todos puderam ver a dança que o robot programado pelo aluno executou de acordo com as instruções. Foi surpreendente o resultado final que foi apresentado a todos pelos alunos participantes.

Manuel Russo

04.05.2022 - 13:42

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.