as escolas
Instituições da Alemanha e Países Baixos juntam-se ao consórcio
Politécnico de Setúbal acolhe dois novos membros na Universidade Europeia E³UDRES²

Os dois novos parceiros associados, que se espera possam vir a tornar-se membros oficiais da aliança até finais de 2023, foram selecionados entre mais de duas dezenas de instituições candidatas dentro do da academia europeia, interessadas em integrar este vasto campus multi-universitário focado na criação de centros de conhecimento capazes de contribuir ativamente para tornar as respetivas regiões de influência mais inteligentes e sustentáveis.
Com o alargamento a dois novos membros, a rede E³UDRES² beneficia, para já, do “seu grande círculo de novos especialistas e, como tal, de uma nova capacidade de inovação no que respeita ao ensino e à investigação”, tal como como informou a St. Pölten University of Applied Sciences (Áustria), que coordena o consórcio universitário europeu.
Ancoradas na investigação aplicada, ambas as universidades conjugam um forte compromisso regional aliado a uma vincada identidade europeia, partilhando a mesma missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável de cidades de pequena e média dimensão e respetivas áreas rurais circundantes, em torno de três grandes áreas temáticas: economia circular, envelhecimento ativo e bem-estar, e contributo humano para a inteligência artificial.
Fundada em outubro de 2020, a E³UDRES², sigla inglesa de Universidade Europeia Empreendedora e Envolvida como motor para Regiões Europeias Inteligentes e Sustentáveis, é uma das 41 alianças universitárias criadas por impulso da Comissão Europeia, integrando também a Hungarian University of Agriculture and Life Sciences (Hungria), a UC Leuven-Limburg (Bélgica), a Politehnica University Timișoara (Roménia) e a Vidzeme University of Applied Sciences (Letónia).
E³UDRES² apresenta-se no Encontro Ciência’22 da FCT
Já no próximo dia 17, terça-feira, a E³UDRES² estará representada num painel sobre a temática das Universidades Europeias em Portugal, numa apresentação a cargo de Raquel Barreira, coordenadora da aliança no IPS, e que contará igualmente com os contributos das universidades de Coimbra (EC2U – European Campus of City – Universities) e da Beira Interior (UNITA – Universitas Montium), com moderação do Politécnico de Leiria.
O debate, agendado para as 11h30, decorre no âmbito do Encontro Ciência’22, evento anual organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) a ter lugar no Centro de Congressos de Lisboa entre 16 e 18 de maio.
12.05.2022 - 23:05
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.