Conta Loios

as escolas

Escola Secundária de Casquilhos - Barreiro
Projeto Erasmus+ «The Bread Way: From Hands to Hearts» na Bulgária

Escola Secundária de Casquilhos - Barreiro<br>
Projeto Erasmus+ «The Bread Way: From Hands to Hearts» na Bulgária Rasgando as nuvens e o céu, oito alunos e quatro professores assim o fizeram no passado mês de maio, de 15 a 20, em direção a Burgas, localidade localizada junto ao Mar Negro, na Bulgária.

Projeto Erasmus+ "The Bread Way: From Hands to Hearts"
Burgas, na Bulgária
de 15 a 20 de fevereiro

“Anda comigo ver os aviões levantar voo
A rasgar as nuvens, rasgar o céu (...)”

Miguel Araújo

Rasgando as nuvens e o céu, oito alunos e quatro professores assim o fizeram no passado mês de maio, de 15 a 20, em direção a Burgas, localidade localizada junto ao Mar Negro, na Bulgária.

Na verdade, durante esta semana, o azul predominou, quer o do céu, quer o do mar que, de negro, só mesmo o nome. E foi assim que estes doze portugueses, com outro grupo de búlgaros, de espanhóis e de italianos arregaçaram as mangas, vestiram o avental e trabalharam em atividades que tiveram como mote o pão: “The Bread Way: From Hands to Hearts”, nome do projeto Erasmus +. E foi isso mesmo que se procurou e se conseguiu. Partindo-se do tema do pão, fortaleceram-se laços de amizade entre todos os participantes.

Houve a oportunidade de participar em inúmeras atividades: apresentação de cada um dos países participantes, assim como de cada uma das escolas; produziu-se pão numa escola de hotelaria local; apresentaram-se entrevistas a donos de padarias existentes em cada um desses mesmos países; elaborou-se em grupo um “spot” publicitário do protótipo de uma padaria pensada por cada um dos grupos internacionais; visitaram-se alguns locais próximos que, de certa forma, têm alguma ligação com a produção de pão (o sal e a água), tendo-se visitado as salinas em Pomorie e a zona termal “Aquae Calidae”.

Ainda houve tempo para percorrer as vielas de duas localidades existentes nas proximidades de Burgas: Nessebar, Património Mundial da UNESCO, e Sozopol, uma das cidades mais antigas da costa sul do Mar Negro búlgaro.
Mas como há coisas que se devem voltar a unir, o regresso fez-se, com a certeza de que entre o rasgar e o unir muito se viveu e aprendeu.
Agora é altura de esperar que outros céus surjam e outros horizontes se possam rasgar em torno de outro tema.

Adriana Pinto, 12.ºB
Ana Clara, 10.ºD
Ana Mané, 10.ºD
Catarina Milheiras, 12.ºA
Daniela Soares, 10.ºD
Filipe Menezes, 12.ºA
Madalena Pereira, 12.ºA
Marina Barão, 12.ºA

Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

07.06.2022 - 13:03

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.