Conta Loios

as escolas

Candidaturas até 13 de outubro
Politécnico de Setúbal lança mestrado em Ciência de Dados para Empresas

Candidaturas até 13 de outubro<br />
Politécnico de Setúbal lança mestrado em Ciência de Dados para Empresas O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) tem abertas, até 13 de outubro, as candidaturas ao mestrado em Ciência de Dados para Empresas, uma nova formação avançada a ministrar na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) a partir de janeiro de 2023.

O curso, que disponibiliza 30 vagas nesta primeira edição, pretende responder às necessidades do mercado de trabalho nesta área profissional emergente, tendo em conta as novas tendências da economia global. Considerados como o “petróleo do século XXI”, os dados, ou a quantidade gigantesca de informação que circula diariamente num mundo ligado pela Internet, são hoje fundamentais para a tomada de decisões estratégicas por parte das organizações, implicando a existência de especialistas na gestão e análise desta nova fonte de valor.

A nova formação, financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), encontra-se alinhada com a estrutura curricular da European Data Science Academy, bem como com as necessidades da comunidade empresarial, propondo-se dotar os estudantes de competências que lhes permitam enriquecer o processo de tomada de decisão nos diversos setores, com o consequente retorno de benefícios para o negócio. À semelhança da restante oferta formativa do IPS, o novo mestrado em Ciência de Dados para Empresas assenta num ensino de caráter eminentemente prático e aplicado, tendo a duração de seis trimestres (90 ECTS), em regime b-learning.

O curso conjuga no seu plano de estudos as áreas científicas de Gestão de Sistemas de Informação, Tecnologias de Informação e Métodos Quantitativos e prevê igualmente a participação de entidades parceiras que se propõem partilhar conhecimento, inovação e visão empresarial efetiva, e facilitar a aproximação ao mercado de trabalho.

Na área das Ciências Empresariais, o IPS tem também a decorrer, até 10 de outubro, o prazo de candidaturas para uma nova pós-graduação em Negócios e Finanças Empresariais, que pretende dotar os formandos de conhecimentos e competências sobre o desenvolvimento de negócios e sobre a avaliação da capacidade de criação de valor financeiro nas organizações, atendendo ao contexto empresarial atual, caracterizado pela mudança constante e pela concorrência global.
Dirigido a estudantes e profissionais com funções em ciências empresariais, entre eles gestores, empreendedores, analistas de projetos de investimento e de empresas, analistas de créditos, consultores de negócios e contabilistas certificados, o novo curso assenta em metodologias de ensino e aprendizagem suportadas, na generalidade, em ferramentas digitais entretanto já desenvolvidas e testadas no projeto ENVOLVER.

Financiado pela União Europeia, o ENVOLVER resulta de uma parceria entre o IPS, o IAPMEI e a sua entidade congénere angolana, o INAPEM, que pretende contribuir para a diversificação da economia angolana, através da dinamização da iniciativa privada e do apoio ao financiamento.

O IPS abre também vagas para uma terceira edição da pós-graduação em Contabilidade Pública, cujas candidaturas se prolongam até 10 de outubro.
Ambas as pós-graduações têm financiamento no âmbito do PRR.

01.09.2022 - 19:33

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.