Conta Loios

as escolas

Elvira Fortunato assinalou arranque do novo ano académico em Setúbal
Ministra incentiva estudantes do IPS à “excelência” profissional e pessoal

Elvira Fortunato assinalou arranque do novo ano académico em Setúbal <br />
Ministra incentiva estudantes do IPS à “excelência” profissional e pessoal “Portugal precisa muito de vocês. Tentem ser os melhores, nunca deixem de cumprir os vossos sonhos, lutem sempre por eles e sejam muito felizes”. Foi com esta mensagem de incentivo que a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, deu hoje as boas-vindas aos novos estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), marcando a abertura do novo ano académico na instituição.

Na Sessão de Acolhimento, que encheu o Clube Desportivo do campus de Setúbal e onde também marcou presença o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, a governante referiu-se aos jovens como “a grande riqueza de um país que não tem petróleo, nem diamantes” e a garantia de uma nação mais desenvolvida, que pode fazer muito mais do que fez há cinco séculos, com as Descobertas. “Fomos os melhores do mundo e sem as tecnologias que temos hoje. Quando queremos, conseguimos ser os melhores dos melhores”, disse, assegurando que a governação fará a sua parte para garantir as melhores condições de estudo a quem agora ingressa no Ensino Superior.
Setúbal faz, aliás, parte do périplo nacional que a tutela está a percorrer, justamente “para conhecermos as casas que governamos”, adiantou a ministra, confirmando que o IPS “está de muito boa saúde, em termos de infraestruturas, laboratórios, salas de aulas e serviços de ação social, exatamente para vos ajudar a ser os melhores”.

Referindo-se ao “IntegraTe”, o programa de acolhimento do IPS, Elvira Fortunato deu destaque às atividades que decorrem para além das tradicionais praxes “saudáveis e sem abusos”, sublinhando a habitual ação de limpeza do Estuário do Sado, agendada para dia 28 de setembro, uma forma também de integrar quem chega de novo e de contribuir, em simultâneo, para uma região menos poluída e mais preservada.
“Queremos que vocês sejam excelentes profissionais, mas também, e acima de tudo, excelentes pessoas, desenvolvendo outras competências – as chamadas soft skills - ao longo do vosso percurso aqui”, concluiu.

Num ano em que estima receber 4 234 novos estudantes, a presidente do IPS, Ângela Lemos, sublinhou a importância de mais de 90 por cento dos colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso terem escolhido o IPS como primeira opção, o que revela que “vocês estão onde querem estar”, afirmou. A responsável felicitou, por isso, os recém-chegados aos dois campi do IPS, em Setúbal e no Barreiro, e aproveitou para enumerar as vantagens de estudar numa instituição que mantém a segunda maior taxa de empregabilidade do ensino superior politécnico e que, em simultâneo, continua apostada em formar “cidadãos competentes e implicados no desenvolvimento da nossa região, do país e do mundo”.
“No IPS vão ter a oportunidade de construir conhecimento, de conhecer novas culturas, de se envolverem em projetos de investigação, mas também em projetos e atividades de voluntariado, aqui vão travar amizades, construir novas competências, trabalhar a integridade pessoal e intelectual, aqui vão construir as bases para o vosso futuro”.

Antes de terminar a sua intervenção nesta sessão que marcou o arranque de mais um ano académico, novamente em formato presencial, Ângela Lemos referiu o investimento que o IPS tem previsto no âmbito do alojamento estudantil e que se materializa em 182 novas camas com financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante de cerca de 9 milhões de euros.

Até 2025, o IPS passará a dispor de duas novas residências de estudantes, em Sines e no Barreiro, dando também por concluídas as obras de ampliação e de remodelação da Residência de Estudantes de Santiago, em Setúbal, um equipamento que a comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em visita ao IPS teve oportunidade de conhecer, uma vez terminada a cerimónia de acolhimento aos novos estudantes.

26.09.2022 - 18:34

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.