Conta Loios

as escolas

Uma viagem inesquecível e enriquecedora à Bulgária
Barreiro - Escola Secundária de Casquilhos na Bulgária Erasmus+

Uma viagem inesquecível e enriquecedora à Bulgária<br />
Barreiro - Escola Secundária de Casquilhos na Bulgária Erasmus+<br />
. Projeto D.E.M.O.S. – “Democratic thinking in Education as a Medium to Overturn prejudices and Stereotypes”

Entre 2 e 8 de outubro, quatro alunos e dois professores representaram a Escola Secundária de Casquilhos no segundo intercâmbio de alunos do projeto Erasmus+ D.E.M.O.S, cuja finalidade é utilizar o pensamento democrático na educação, como meio de ultrapassar preconceitos e estereótipos.

O encontro realizou-se, desta vez, na cidade de Sófia, capital da Bulgária, contando com o envolvimento do país anfitrião e de mais cinco países (Bélgica, Chipre, Espanha, Itália e Portugal).

Sendo a nossa primeira participação num projeto desta relevância e, ademais, no estrangeiro, era natural que a expectativa e o contentamento fossem os sentimentos dominantes. Integrar um intercâmbio foi algo que sempre desejamos, procurando, dessa forma, conhecer outras culturas, línguas, cidades e monumentos, em benefício do nosso desenvolvimento cognitivo e social. Como era de esperar,
o projeto constituiu uma experiência bastante enriquecedora, que, certamente, se revelará de extrema importância no nosso futuro. Dadas as circunstâncias contextuais, não foi possível ficarmos alojados em casas de alunos búlgaros, como era habitual nos anos anteriores à pandemia. Todos consideramos que se tivesse sido possível coabitar com eles, mesmo que apenas por uns dias, e assim fazer parte das suas rotinas diárias e habituais, teria sido ainda mais profunda a perceção do seu estilo de vida.
Relativamente às atividades desenvolvidas no âmbito do projeto D.E.M.O.S e no que respeita à exploração da cidade de Sófia, consideramos que foram muito interessantes e enriquecedores os conhecimentos adquiridos e as práticas realizadas, que envolveram o uso de novas tecnologias, experiência sempre cativante.

Na escola que nos acolheu, fomos surpreendidos com excelentes condições, desde cadeiras almofadadas, quadros interativos móveis, salas com enormes dimensões e, inclusive, espaços equipados com tecnologia moderna, que permitiam realizar diversas atividades, tais como, dança, cinema e teatro, e, ainda, aprender várias línguas estrangeiras (árabe, mandarim, coreano, francês, alemão, entre outras). No exterior dos edifícios, existe uma enorme quantidade de espaços verdes dos quais os alunos podem desfrutar durante os intervalos.

Através de jogos, atividades e visitas guiadas pelos alunos búlgaros, pudemos explorar e conhecer as principais atrações e pontos de interesse de Sófia. Visitamos diversos monumentos, tendo sido explicada a história e a origem da capital da Bulgária, assim como explicitada a representação do Parlamento Europeu neste país.

No dia 5 de outubro, visitamos a cidade de Plovdiv, Capital Europeia da Cultura em 2019. Este dia foi magnífico, não só pela visita a esta belíssima cidade, repleta de belos monumentos, que além de históricos eram bastante imponentes e muito bem conservados, mas também pela partilha de imensas histórias sobre esta localidade, efetuada por guias turísticos, vivência que contribuiu efetivamente para conhecermos um pouco mais da história da Bulgária.

Esta inesquecível semana, concluiu-se com a muito esperada apresentação dos projetos elaborados pelas diversas delegações de alunos. O nosso projeto refletiu o conjunto de programas existentes na nossa escola, dedicados a diversas temáticas como a preservação do planeta e o apoio social à comunidade.

Foi com muita nostalgia que nos despedimos dos nossos novos amigos, na certeza, porém, de termos ficado com extraordinárias memórias desta incrível semana e, ainda, com o sentimento de dever cumprido por termos representado, com todo o empenho e dedicação, a nossa escola e o nosso país.

André Gomes, 12.ºA
João Gomes, 12.ºB
Hugo Pacheco, 12.ºB
Rodrigo Cruz, 12.ºB

Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

20.10.2022 - 10:24

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.