Conta Loios

as escolas

BARREIRO - Professores da ESAC juntamente com dois membros da ANPRI
Participam em Atenas num encontro sobre tecnologia da Grécia Antiga.

BARREIRO - Professores da ESAC juntamente com dois membros da ANPRI<br>
Participam em Atenas num encontro sobre tecnologia da Grécia Antiga. Um grupo de três professores da ESAC- Escola Secundária Augusto Cabrita, do Barreiro, juntamente com dois membros da ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática, esteve em Atenas entre 1 e 7 de novembro de 2021 para participar no primeiro encontro de mais um projeto Erasmus, desta vez sobre aspetos da tecnologia da Grécia Antiga.

Os trabalhos, inseridos no projeto “AGTnSTREAM”, exclusivamente para docentes, decorreram exactamente no Kotsanas Museum of Ancient Greek Technology , na cidade de Atenas.

Entre a demonstração do funcionamento dos mecanismos expostos no Museu onde decorreram as sessões práticas, e as visitas guiadas aos lugares por onde andaram os antigos gregos, os professores participantes enriqueceram o seu conhecimento e trouxeram metodologias a incluir nas suas atividades letivas. Enriquecimento pedagógico mas também cultural, já que a presença da História andou a par com a aquisição de novas práticas.

Professores de Itália, França, Portugal e Grécia foram até à origem das tecnologias, desde a astronomia à História militar, passando pela utilização da energia hidráulica ou eólica, e, finalmente, pela execução manual de réplicas dos objetos expostos no museu. Neste caso a réplica do mecanismo de calcular denominado de Antikera, que se pode ver na imagem, e que é a prova de que, uns séculos antes de Cristo, já os sábios gregos dominavam o saber.

24.10.2022 - 00:31

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.