Conta Loios

as escolas

BARREIRO - 45 anos da Escola Secundária de Santo André.
Uma escola à qual ninguém fica indiferente, pelas melhores razões

BARREIRO - 45 anos da Escola Secundária de Santo André. <br />
Uma escola à qual ninguém fica indiferente, pelas melhores razões Era uma vez uma menina chamada ESSA. Nasceu a 29 de outubro de 1977, no concelho do Barreiro e veio juntar-se a outras duas, bem mais crescidinhas, já com provas dadas na educação: a Escola Comercial e Industrial Alfredo da Silva e o Liceu do Barreiro.

Mas a menina ESSA chegou, vestida de modernidade, para época, e determinada a conquistar os corações dos Barreirenses. Palco de aprendizagem e inovação, aliadas à valorização do Desporto e das Artes, a ESSA desenvolveu-se de forma sustentada, tendo por base o trabalho de equipa, muita dedicação e a criação de laços.

Assim, conseguiu chegar aos dias de hoje. Agora uma “mulher” madura, com provas dadas a vários níveis, destacando-se enquanto serviço público que promove uma educação de qualidade, reconhecida por todos aqueles que, direta ou indiretamente, tiveram oportunidade de cruzar o seu caminho.

Para tal, muito contribuiu o profissionalismo e o empenho dos docentes e funcionários que por ela têm passado. Aliam-se ainda os alunos e as famílias, que ao longo destas 4 décadas e meia, tanto contribuíram para elevar o nome da ESSA.

A ESSA foi e continua a ser uma escola à qual ninguém fica indiferente, pelas melhores razões.
Para além de todos vós, que por aqui já passaram, e daqueles que por cá, ainda continuam (há mais de 30 anos) existem também os que, como eu, outrora alunos desta “menina”, são testemunhos vivos do seu papel marcante nas nossas vidas.

Entretanto, em 2010, vestiram a “menina” de branco e mudaram-lhe as formas, mas a sua essência e a sua alma, mantiveram-se.
Chegado o ano de 2013, foi-lhe “proposto” que se juntasse a outras escolas vizinhas. Como sempre, quando colocada perante um novo desafio, abraçou-o com espírito de equipa e de responsabilidade, contribuindo, em conjunto, com essas outras escolas e toda a comunidade educativa, para a criação de um Agrupamento, onde o sucesso educativo e o bem-estar andam de mãos dadas: o Agrupamento de Escolas de Santo André.

Recentemente, em 2022, foi a vez de estreitar laços com a autarquia, através da transferência de competências do ME para a CMBarreiro.
Muitos parabéns à ESSA! Muitas felicidades e muitos anos de vida!

Dulce Ferreira
Diretora do AESA

31.10.2022 - 12:34

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.