Conta Loios

as escolas

BARREIRO - Escola Secundária de Casquilhos
Projeto Erasmus+ “Reporters of cultural heritage without borders”
. Quebrar fronteiras, ser igual na diversidade

BARREIRO - Escola Secundária de Casquilhos <br>
Projeto Erasmus+ “Reporters of cultural heritage without borders”<br>
. Quebrar fronteiras, ser igual na diversidade De 16 a 22 de outubro, sete alunos e três professoras da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas de Casquilhos representaram Portugal no segundo intercâmbio de alunos do projeto Erasmus + “Reporters of cultural heritage without borders”, em Villa del Río, Córdova, Espanha. Neste intercâmbio, estiveram presentes alunos e professores da Eslováquia, Espanha, Grécia e Portugal.

O grupo foi muito bem recebido pela escola anfitriã, o IES Ntra. de la Estrella, em Villa del Río, onde houve a oportunidade de conhecer a cultura e alguns hábitos dos vários países participantes. Este projeto propiciou o enriquecimento e o desenvolvimento das competências comunicativas e do trabalho colaborativo de todos.

De entre as atividades desenvolvidas durante a semana, destacam-se as atividades dedicadas à criação de ornamentos e adornos para a cabeça, como a criação da Parta Eslovaca, de Flores Espanholas, da Bandolete tradicional da Ilha de Corfu, da Grécia, tudo feito em tecido e, ainda, da pintura de Padrões Tradicionais Portugueses, em Lenços. Também houve grupos de trabalho em equipas internacionais dedicados à captação de imagens, com o objetivo de realizar reportagens em vídeo. Esta estadia permitiu o contacto direto com a cultura e a arte, através da visita de monumentos em Sevilha, em Granada e em Córdova. Nas visitas culturais houve a oportunidade de conhecer o Alcazar Real e a Praça de Espanha, em Sevilha; o Alhambra e o Generalife, os Palácios Nazaries, de uma arquitetura inigualável e jardins deslumbrantes, em Granada. Em Córdova, visitou-se a extraordinária Mesquita-Catedral, declarada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, símbolo de herança de várias culturas.

À noite, sempre que possível, privilegiou-se o convívio entre todos, sobretudo por se ter consciência de que os bons momentos são aquilo que perdurará para todo o sempre na memória de todos e de cada um em particular. A semana terminou com o sentimento de orgulho de representar o país e a escola num intercâmbio que, nos tempos que correm, mais simbolismo apresenta. O quebrar fronteiras, o ser-se igual na diversidade de cada povo, foi aquilo que se procurou enaltecer.

Ana Cordeiro 12ºB
Carolina Dias 12ºF
Diogo Gonçalves 12ºF
Inês Dias 12ºF
João Bravo 12ºF
Lucas Martins 12ºF
Nicole Costa 12ºF

09.11.2022 - 12:51

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.