Conta Loios

as escolas

De 21 a 25 de novembro, nos campi de Setúbal e do Barreiro do IPS
Semana da Ciência e da Tecnologia mobiliza cerca de 1 000 participantes
. 20ª edição

De 21 a 25 de novembro, nos campi de Setúbal e do Barreiro do IPS <br />
Semana da Ciência e da Tecnologia mobiliza cerca de 1 000 participantes <br />
. 20ª edição A Semana da Ciência e da Tecnologia (SCT) regressa ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) entre os próximos dias 21 e 25 de novembro, mobilizando cerca de 1 000 alunos e professores das escolas secundárias e profissionais, um número recorde de participantes alcançado no ano em que cumpre a sua 20ª edição.

Lançada em 2002, como forma despertar o interesse dos jovens pelos universos da Ciência e da Tecnologia na semana em que se celebra o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro), a SCT do IPS tem vindo a consolidar-se como uma iniciativa incontornável no calendário escolar da região, oferecendo uma oportunidade privilegiada de contacto direto com a oferta do ensino superior politécnico nestas áreas do conhecimento.

Nesta edição, os jovens visitantes são desafiados a conhecer os laboratórios das escolas superiores de Tecnologia do IPS, em Setúbal e no Barreiro, em registo de peddy paper, propondo-se que decifrem vários enigmas e sejam postos à prova numa sequência de atividades que os conduzirá até ao check point final, com direito a prémios. Dividindo-se entre as componentes lúdica e pedagógica, o programa oferece um conjunto de experiências que permitirão conhecer de perto a oferta formativa do IPS, assim como os respetivos corpo docente, projetos de investigação e equipamentos.

Tal como em anos anteriores, serão contemplados domínios como a Biotecnologia, Engenharia Civil, Tecnologias do Petróleo e Bioinformática, ministrados na ESTBarreiro/IPS, bem como as engenharias Mecânica, Eletrónica e de Computadores, Informática e Robótica, e as tecnologias Biomédica, do Ambiente e do Mar, disponíveis na ESTSetúbal/IPS.

Além das visitas aos laboratórios, a SCT prevê igualmente o seminário “A Biotecnologia ao serviço das pessoas nas áreas da sustentabilidade e valorização de produtos marinhos”, agendado para dia 23 de novembro, pelas 14h30, na ESTBarreiro/IPS, tendo como oradora convidada Narcisa Bandarra, investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. A iniciativa, que assinala a 10ª edição do curso de licenciatura em Biotecnologia, é aberta à comunidade académica e também ao público externo interessado.

17.11.2022 - 11:26

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.