Conta Loios

as escolas

Barreiro - Agrupamento de Escolas de Santo André
Alunos e professoras solidários em Belgrado
Erasmus+ DemEUcracy for ALL – Let s Be Agents of Change

Barreiro - Agrupamento de Escolas de Santo André<br>
Alunos e professoras solidários em Belgrado<br>
Erasmus+ DemEUcracy for ALL – Let s Be Agents of Change<br>
Entre 3 e 7 de outubro, alunos e professores do AESA reuniram-se com os parceiros italianos, dinamarqueses, polacos e sérvios em Belgrado para dar continuidade aos trabalhos no âmbito do projeto DemEUcracy for ALL.

Foi na escola Stefan Dečanski, instituição para crianças e jovens com deficiências auditivas, entre outras, que alunos sérvios se reuniram-se com os colegas convidados dos países parceiros e, em conjunto, compreenderam como as diferenças podem ser enriquecedoras e que a deficiência não é impeditivas de um produtivo trabalho colaborativo.

Os primeiros dias serviram para fomentar o convívio e a organização de atividades já em curso. A partir do hino do projeto – compilação de excertos de canções intervencionaistas de cada país - criou-se a coreografia correspondente.

Foi preparada a feira de angariação de fundos: organizaram-se materiais anteriormente criados, livro The Path to Freedom, calendário If I Were in Your Shoes, marcadores de livros, crachás, T-shirts. Foram ensaiadas a dança e o hino do projeto, e todos cantaram em português, polaco, dinamarquês, italiano e em língua gestual sérvia.

https://www.facebook.com/demeucracyforall/videos/1142901273314649

No
dia 6 de outubro, o grupo multicultural reuniu-se para a feira de angariação de fundos em frente ao templo de São Sava, o maior templo ortodoxo na Europa e uma das 10 maiores igrejas do mundo. Localizado em Belgrado, capital da Sérvia, foi batizado em homenagem a São Sava, fundador da Igreja Ortodoxa Sérvia e importante figura da era medieval dos Balcãs.

Os jovens cantaram, dançaram e venderam os produtos criados. O dinheiro angariado foi pessoalmente entregue pelo grupo, no dia seguinte, a uma instituição de abrigo a crianças de rua, em Belgrado.

https://www.facebook.com/100064986120251/videos/pcb.475195694656631/667940491410911

Os
jovens participaram, ainda, numa sessão do Parlamento Jovem em Belgrado, onde tiveram a oportunidade de intervir na defesa dos direitos humanos e direitos das crianças.

https://www.facebook.com/demeucracyforall/videos/1103974253621921

Este
encontro, “Let s Be Agents of Change”, permitiu a todos os participantes serem agentes ativos de mudança e promoveu nos jovens um sentimento de verdadeira cidadania ativa.

A coordenadora do projeto
Laura Silva Maria

“A semana que passamos na Sérvia foi incrível, foi uma experiência enriquecedora conhecer um pouco da cultura e dos hábitos dos sérvios, que, no geral, é bem diferente da cultura portuguesa, e apesar de tudo diferente nós sentimo-nos em casa. Belgrado é uma cidade linda com lugares e pessoas incríveis! Eu pretendo voltar a visitar Belgrado.”
Yasmim Machado, 11º B

https://www.facebook.com/demeucracyforall

https://twinspace.etwinning.net/110967/home

https://sites.google.com/view/demeucracyforall/home

instagram
@demeucracyforall

With the support of the programme of the European Union

18.11.2022 - 16:40

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.