Conta Loios

as escolas

Barreiro – Escola Secundária de Casquilhos em Salónica, Grécia
Projeto Erasmus+ «Sm(art) Robots- H(app)y Kids»

Barreiro – Escola Secundária de Casquilhos em Salónica, Grécia<br />
Projeto Erasmus+ «Sm(art) Robots- H(app)y Kids» De 6 a 12 de novembro, um grupo de quatro alunos e dois professores representaram a Escola Secundária de Casquilhos, no primeiro intercâmbio de alunos do projeto Erasmus+, “Sm(art) Robots- H(app)y Kids”, em Salónica, a segunda maior cidade grega, localizada na região da Macedónia Central. Neste intercâmbio, estiveram envolvidos alunos e professores da Eslováquia, Espanha, Grécia e Portugal.

O grupo foi recebido na escola 11th Gymnasium of Thessaloniki de forma muito acolhedora, onde pôde assistir a uma demonstração cultural de danças tradicionais gregas.
Durante os vários dias da semana, desenvolveram-se as atividades previstas, tendo começado com a criação de uma maquete de um pequeno museu e a programação de um robô que se deslocaria dentro das salas deste museu, cada uma com um objeto ou uma imagem representativa do seu país.

A visita prosseguiu até ao Noesis – Centro de Ciência e Museu de Tecnologia de Salónica, onde foi possível experienciar projeções astronómicas a 360°, no Planetário Digital, assistir a pequenos documentários de ficção científica em 3D, no Cosmoteatro, presenciar a combinação de imagens 3D com movimentos sincronizados, no Simulador 3D. Houve ainda a oportunidade de explorar o Museu de Tecnologia, onde se destaca a exposição sobre tecnologia grega antiga.

Outros locais visitados foram o Sítio Arqueológico de Vergina, onde foi possível contactar com importantes vestígios da antiga capital real da Macedónia e a antiga cidade de Edessa com as suas singulares cachoeiras.
Em mais uma viagem ao passado, visitou-se Ano Poli, a cidade Velha, situada a norte de Salónica, a única parte da cidade que sobreviveu a um grande incêndio, em 1917, que permitiu conhecer inúmeros monumentos da cultura otomana e bizantina, alguns deles Património Mundial da UNESCO.

Esta riquíssima experiência terminou com a visita à Torre Branca e ao Museu Arqueológico, ambos em Salónica, dois importantes locais que preservam o rico património artístico e cultural da cidade e da Macedónia Antiga.
No seu todo, este intercâmbio permitiu a partilha de ideias e experiências, convívio entre os participantes dos países envolvidos e, além disso, contactar com a arte e a cultura locais e conhecer a evolução da tecnologia desde a Antiguidade até à atualidade.

André Gomes 12ºA
Daniel Marques 12ºA
Rodrigo Cruz 12ºB
Tiago Caldeira 11ºB

Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

18.11.2022 - 23:36

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.