Conta Loios

as escolas

Agrupamento de Escolas de Santo André - Barreiro
Projeto «We are music» em terras da Finlândia

Agrupamento de Escolas de Santo André - Barreiro<br />
Projeto «We are music» em terras da Finlândia Entre os dias 12 e 16 de dezembro, em Savonlinna, Finlândia, reuniram-se cerca de 60 alunos e 10 professores dos países da Alemanha, Finlândia e Portugal no terceiro intercâmbio do Projeto Erasmus+ «We are music» (WAM).

Durante cinco dias, o nosso grupo português (18 alunos de várias turmas do ensino secundário, 3 professores e uma assistente operacional) viveu com e para a música, tocando, criando e aprendendo outras técnicas e formas de estar na música.

Conhecemos novos lugares, novas pessoas e reatamos amizades de encontros anteriores.
Durante esta semana fomos brindados com neve e frio que nunca tínhamos visto e sentido.

Aprendemos a viver com estas novas sensações, novos ritmos diários e a protegermos do frio elevado, mas também, a usufruir das paisagens e condições de neve. Esta última permitiu praticar algumas atividades próprias do local , tal como, tomar banho no lago gelado após sessão de sauna e, também fazer sliding na encosta cheia de neve acabada de cair.

Nesta altura do ano, o tempo de luz diurna é de poucas horas, o que estranhamos, mas ao qual nos adaptamos, de algum modo, no desenvolvimento das tarefas diárias.

Aprendemos também a conhecer uma cultura e língua (finlandesa) completamente diferente da nossa, num local repleto de paisagens dignas do imaginário infantil da época do Natal, onde o lago está em cada ponto cardeal que olhemos, com gentes amáveis, tranquilas e respeitadoras do espaço do outro.

Deparamo-nos com uma escola organizada em prol da criatividade e do bem-estar de cada elemento que ali vive, com alunos e professores amáveis e talentosos, e com condições de ensino-aprendizagem desejáveis.

Alunos e professores conviveram durante estes dias sob a égide da música e dos valores europeus, da criatividade, da paz e do respeito pela diferença, combinando as características dos três países sobre a forma de música.
Tocamos músicas da Europa e do mundo, outras ainda que caracterizam o património musical de cada país, e, também as músicas originais criadas no âmbito do projeto.

Foram gravadas as várias versões nacionais da melodia comum, assim como, finalizada e gravada a música original, tanto a melodia como a letra foram criadas por alunos participantes no projeto WAM.
Ainda logo no primeiro dia desta viagem, na cidade de Helsínquia, a nossa delegação portuguesa foi presenteada com uma maravilhosa receção na Embaixada de Portugal na Finlândia, na Residência Oficial do Sr. Embaixador Francisco Vaz Patto. Que tal como referiu a nossa aluna Carolina Jorge (10º ano) «... receção perfeita, não poderia ser melhor. Amabilidade e simpatia (do Sr. Embaixador) para dar e vender! Gratidão por tudo».

Este projeto, que se encontra nos últimos meses de desenvolvimento, ainda irá ver acontecer o quarto intercâmbio em fevereiro de 2023 no nosso Agrupamento, dedicado à edição de videoclips, e o último intercâmbio irá acontecer na localidade de Furstenau, na Alemanha em maio de 2023, dedicado à concretização do grande evento final, com a participação dos vários elementos envolvidos e apresentação do trabalho desenvolvido.
A música derruba barreiras e quebra preconceitos, vai para o coração e une almas, abre caminhos e cria oportunidades.
O projeto «We are music» é isto tudo.

Beatriz Morais - 12º ano
«Pelo caminho fizemos amizades, descobrimos que temos mais em comum do que parecia inicialmente e, todos juntos, explorámos, rimos, demos concertos e vivemos momentos que ficarão connosco para o resto da nossa vida.»

David Fernandes - 12º ano
«Este projeto de intercâmbio deu-me a oportunidade de conhecer novas pessoas de outros países e até os próprios portugueses, mostrou-me novos aspectos quanto à música, trouxe-me uma nova paixão por novos instrumentos musicais e uma oportunidade única de cantar num concerto perante uma plateia grande.»

Júlia Silva - 11º ano
«...Em geral, adorei conhecer a Finlândia, a sua cultura, os seus pratos e músicas típicas, para além das suas paisagens de tirar o ar de quem o respira|»

Matilde Gomes - 10º ano
»Entre todos os acontecimentos deste ano não me senti tão realizada como esta semana… o grupo, apesar de grande, era muito unido e, desta viagem levo novos amigos, tanto portugueses, como finlandeses e alemães.»

Carolina Jorge - 10º ano
«Adorei esta mobilidade de Erasmus! A Finlândia é um país lindíssimo e com certeza irei voltar no futuro! Foi uma experiência única e diferente, pelo facto de termos ficado alojados na escola. A minha parte favorita foi conhecer o Sr. Embaixador português na Finlândia; receção perfeita, não poderia ter sido melhor. Amabilidade e simpatia para dar e vender! Colegas finlandeses foram super simpáticos, atenciosos e talentosos.»

Rosário Santos
Coordenadora do Projeto Erasmus+ «We are music»

20.12.2022 - 15:03

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2023 Todos os direitos reservados.