as escolas

Barreiro - AE Casquilhos na última capital dividida da Europa: Nicósia
Projeto Erasmus+ “D.E.M.O.S”

Barreiro - AE Casquilhos na última capital dividida da Europa: Nicósia<br />
Projeto Erasmus+ “D.E.M.O.S” De 5 a 11 de fevereiro, cinco alunos, de diferentes cursos e anos de escolaridade, acompanhados por duas professoras da Escola Secundária de Casquilhos, participaram no quarto intercâmbio de alunos do projeto “D.E.M.O.S - Democratic thinking in Education as a Medium to Overturn prejudices and Stereotypes”.

O destino da semana, dedicada a aprofundar aprendizagens sobre a importância dos valores democráticos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, foi Nicósia, no Chipre. Durante este período, jovens de seis países europeus – Bélgica, Bulgária Chipre, Espanha, Itália e Portugal – desenvolveram os seus conhecimentos sobre a história da democracia cipriota e partilharam experiências acerca da vivência democrática nos seus países, em particular, no contexto escolar. No primeiro dia, realizou-se um workshop sobre a língua grega e a sua influência nas outras línguas, assim como foram dinamizadas apresentações nacionais subordinadas ao tema “A cultura democrática num contexto educacional moderno e multicultural”. Por último, visitou-se a Casa da União Europeia, local onde foram abordados assuntos como a história da União Europeia, os objetivos da sua fundação, para além de terem sido caracterizadas as suas principais instituições e organismos.

Dois workshops, um de música e outro de arte, uma visita ao Parlamento cipriota e apresentações de temas do Festival Eurovisão da Canção, preparadas pelos alunos de cada país participante, foram as atividades que enriqueceram o segundo dia.
Por fim, dedicaram-se os três últimos dias a aprofundar conhecimentos sobre a história/cultura do Chipre.

Em Nicósia, visitaram-se diversos locais de interesse, como museus; o Monumento da Liberdade, erguido em 1973, em homenagem aos lutadores antibritânicos EOKA (“Organização Nacional de Lutadores Cipriotas”); o Portão Famagusta, o Aqueduto, entre outros. Destaca-se, inesperadamente, a “linha verde” que divide a cidade, correspondendo a parte turca ao norte e a parte grega ao sul. Explorou-se, igualmente, a vila de Omodos, assim como o Anfiteatro Antigo de Κourion e o Santuário de Apollo Hylates, em Limassol.
Ao longo da semana, os alunos puderam ainda conviver nos períodos de passeios, de jantares e de lanches combinados entre si, fortalecendo, desta forma, as amizades entretanto iniciadas.

Os dias esgotaram-se e o regresso a Portugal tornou-se inevitável. A parte mais difícil para os participantes chegara, a hora de se despedirem daqueles que ficarão para sempre nas suas memórias, em especial das famílias que os acolheram e lhes proporcionaram uma vivência mais profunda e enriquecedora da sua cultura e do seu modo de vida. Esta foi, sem dúvida, uma semana repleta de emoções e de novas aprendizagens e descobertas, tendo saído reforçadas as competências necessárias ao exercício uma cidadania ativa e participativa, assente no respeito pelos direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social.

Armanda Andrade, 12.ºE
Gabriel Feijão, 10.ºC
João Santos, 11.ºA
Margarida Caeiro, 11.ºD
Maria Carolina Tomaz, 12.ºE

Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.”

22.02.2023 - 19:49

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.