as escolas

BARREIRO - Escola Secundária de Casquilhos em Atenas
Projeto Erasmus+ “Reporters of cultural heritage without borders”

BARREIRO - Escola Secundária de Casquilhos em Atenas<br />
Projeto Erasmus+ “Reporters of cultural heritage without borders” De 5 a 11 de março, seis alunos e três professoras da Escola Secundária de Casquilhos rumaram a Atenas para participarem no terceiro intercâmbio de alunos do Projeto Erasmus+ “Reporters of cultural heritage without borders”, uma parceria entre quatro países europeus - Eslováquia, Espanha, Grécia e Portugal.

A semana iniciou-se com atividades dirigidas ao aprofundamento de conhecimentos e à consolidação das competências essenciais para a concretização das atividades subsequentes, nomeadamente apresentações nacionais sobre os acessórios que integram os trajes tradicionais dos quatro países da parceria e visitas guiadas ao Museu Benaki, assim como ao Museu de Joias Ilias Lalaounis, local onde se realizou igualmente um workshop sobre o processo de conceção e produção de joalheria.

Nos dias seguintes, os alunos foram divididos em seis equipas internacionais. Enquanto três equipas se dedicaram à criação de acessórios originais, tendo por base os utilizados nos trajes tradicionais dos quatro países parceiros, as outras documentaram as atividades realizadas e recolheram o feedback dos participantes através de videorreportagens e podcasts.

Durante o intercâmbio, foram igualmente visitados alguns monumentos e locais emblemáticos do país anfitrião, constituindo alguns exemplos a Acrópole de Atenas e o respetivo museu; o Estádio Panatenaico; o Canal de Corinto; o Anfiteatro de Epidaurus e Nafplion, a primeira capital do Estado Grego.

Igualmente enriquecedores foram os momentos de convívio entre os alunos, que tornaram este intercâmbio ainda mais significativo e memorável. Na hora da partida, não houve, no entanto, tristeza, pois os alunos deixaram Atenas com os corações repletos de felicidade por terem tido a oportunidade de contactarem com outras culturas e fazerem novas amizades. Deste modo, provaram que, independentemente das diferenças culturais e/ou pessoais, todos podemos trabalhar e aprender com pessoas dos mais diversos locais do mundo, e, não menos importante, “crescer” enquanto cidadãos.

Alícia Paquete – 11.ºD
Catarina Matos – 11.ºD
Dinis Isidro – 11.ºD
Diogo Gonçalves – 12.ºF
Marta Dias – 11.ºD
Lucas Martins – 12.ºF

Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.”


23.03.2023 - 11:40

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2023 Todos os direitos reservados.