as escolas
Barreiro – Agrupamento de Escolas de Casquilhos em Svidník
Projeto Erasmus+ “Reporters of cultural heritage without borders”
A semana iniciou-se com uma atividade de quebra-gelo, em equipas internacionais, uma espécie de peddy-paper, dinamizado pela escola anfitriã, permitindo que os alunos dos quatro países da parceria – Eslováquia, Espanha, Grécia e Portugal – criassem laços e dinâmicas no primeiro dia, o que facilitou o trabalho subsequente. Seguiram-se as apresentações sobre os trajes tradicionais de cada país parceiro, que foram essenciais para a concretização de uma das atividades previstas. Os alunos foram, posteriormente, divididos em novas equipas internacionais, de acordo com os seus interesses, competências e capacidades, tendo sido concebidos doze trajes tradicionais originais, nos quais foram utilizados os padrões e os acessórios criados nos intercâmbios anteriores – duas vídeo-reportagens centradas nas atividades desenvolvidas durante o intercâmbio, assim como um podcast sobre o feedback dos alunos relativamente à sua participação neste projeto. Por fim, o trabalho desenvolvido foi apresentado à comunidade local, no Museu da Cultura Ucraniana de Svidník, destacando-se o desfile dos fatos tradicionais confecionados.
Durante o intercâmbio, foram igualmente promovidas atividades destinadas ao aprofundamento do conhecimento da história e da cultura do país anfitrião, como as visitas ao Museu Etnográfico de Svidník, ao Castelo Lubovna, em Stara Lubovna, ao Museu das Ilusões “Tricklandia”, em Stary Smokovec, e às cidades de Presov – local os alunos participaram inclusive num “Escape Room” – e de Bardejov – Património Mundial da UNESCO.
No seu todo, este intercâmbio foi uma aventura extraordinária de desenvolvimento pessoal e académico para todos os participantes. De facto, as atividades realizadas, os desafios ultrapassados em conjunto, a partilha de experiências, saberes e pontos de vista, bem como os momentos de convívio salutar, potenciaram o aprofundamento de aptidões e competências necessárias ao desenvolvimento da interculturalidade nas relações pessoais, sociais e culturais, ao sucesso na vida profissional e ao exercício de uma cidadania europeia ativa.
Alicia Tavares – 11.ºE
Catarina Matos – 11.ºD
Catarina Rafael – 11.ºE
João Santos – 11.ºA
Laura Fernandes – 11.ºF
Pedro Quintelas – 10.ºC
Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.”
20.05.2023 - 19:49
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.