as escolas
Na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro
Missão portuguesa partilha lições a retirar sobre danos sísmicos na Turquia
No encontro, que decorrerá pelas 18h00, no Anfiteatro da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), estarão presentes os vários membros deste grupo multidisciplinar, composto por académicos e profissionais experientes, entre eles Cristina Oliveira, investigadora na área da engenharia sísmica, e Miguel Lourenço, que estuda as estruturas de betão armado, ambos docentes da ESTBarreiro/IPS.
Sobre esta missão não governamental, que pela primeira vez juntou academia e empresas, a docente Cristina Oliveira realça, além do reconhecimento dos danos, os objetivos de “compreender o que falhou, seja ao nível de defeitos de projeto ou construção, seja de problemas na regulamentação e conhecimento atual da ação do sismo, e trazer ensinamentos para Portugal”.
Segundo a investigadora, que integrou missões anteriores, nomeadamente em Itália, em 2016, e no Japão, em 2012, há importantes lições a retirar desde evento sísmico de grande magnitude, do ponto de vista da construção. Desde logo no que respeita à urgência de “incluir na nossa regulamentação, em Portugal e no mundo, disposições que evitem que os elementos não-estruturais, como as paredes de fachada e as paredes divisórias, matem pessoas”.
O uso de isolamento de base, que garantiu que vários hospitais turcos permanecessem de pé, operacionais e a salvar vidas, é outro dos alertas a ter em conta. “Numa altura em que se está prestes a iniciar a construção do maior hospital de Portugal, em Lisboa, com cerca de 900 camas, não se compreende como não é considerada a utilização de isolamento de base. Portugal não possui um único hospital público com isolamento de base”, avisa.
Recorde-se que os sismos de 6 de fevereiro terão afetado um total de nove milhões de pessoas em 10 províncias, numa área de 100 000 km², resultando em mais de cinco milhões de desalojados, 55 000 mortes e 800 000 edifícios colapsados ou com danos tão severos que obrigarão à demolição.
Aos dois académicos do IPS, juntam-se neste seminário outros especialistas do Instituto Superior Técnico (IST), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do meio empresarial, num encontro em que serão partilhadas, com os pares e estudantes da área, as boas práticas a ter em Engenharia Civil, de modo a mitigar danos em situações de catástrofe, e algumas reflexões para o futuro.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição para secretariado.direcao@estbarreiro.ips.pt.
25.05.2023 - 20:10
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.