as escolas

Parceiros europeus reunidos na Áustria, para comemorar 3º aniversário da aliança
Politécnico de Setúbal marca presença no Fórum E³UDRES² 2023

Parceiros europeus reunidos na Áustria, para comemorar 3º aniversário da aliança <br />
Politécnico de Setúbal marca presença no Fórum E³UDRES² 2023  O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) assinalou recentemente, na cidade de St. Pölten, Áustria, o 3º aniversário da aliança universitária europeia E³UDRES², da qual é membro fundador, no âmbito de um encontro que reuniu mais de 120 participantes, entre investigadores, estudantes, empresários, decisores políticos e profissionais do Ensino Superior, em torno do tema "Conectando Universidades e Regiões Europeias".

Além de uma oportunidade de partilha de experiências sobre as atividades que têm vindo a ser desenvolvidas ao longo destes três anos, o Fórum E³UDRES² 2023 foi também palco da preparação da nova fase da aliança, que se prolongará até 2027, com um programa que incluiu várias palestras com oradores proeminentes, como é o caso de Vanessa Debiais-Sainton, que chefia a Unidade de Ensino Superior, Direcção Geral de Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia.
Ao longo das várias sessões de discussão, os participantes tiveram igualmente oportunidade de aprofundar temáticas como Aprendizagem Ativa, Inovação para as Regiões, Inteligência Artificial e Mudança para uma Universidade Europeia de pleno direito, demonstrando o impacto que uma estreita colaboração entre a academia e as comunidades locais pode ter no desenvolvimento das regiões.

Num balanço sobre estes três anos de trabalho, foi dado destaque aos mais de 20 eventos centrados nos estudantes (Hackathons, Bootcamps, I Living Labs, entre outros), com mais de 900 jovens participantes e envolvendo também mais de 200 representantes de organizações locais, que resultaram em soluções inovadoras para uma centena de problemas concretos.
O IPS fez-se representar por parte da equipa da Presidência e uma delegação de docentes, não docentes e um estudante, participando ativamente numa exposição patente no átrio de entrada da Universidade de Ciências Aplicadas de St. Pölten, com trabalhos de estudantes da licenciatura em Marketing da ESCE/IPS, que foram desafiados a desenvolver campanhas publicitárias para divulgação e ativação da marca E³UDRES².

Para Raquel Barreira, pró-presidente e coordenadora da aliança no IPS, “este evento revestiu-se de grande importância pelo balanço que nos permitiu fazer dos primeiros três anos de trabalho e pela visão que os parceiros externos e decisores políticos trouxeram, permitindo-nos dar mais um passo na consolidação da visão que estamos a construir, enquanto aliança, para o futuro”.

Depois de garantido financiamento por parte da Comissão Europeia para mais quatro anos de atividade, a aliança E³UDRES² prepara-se para uma nova fase do seu projeto, contando com nove membros e prevendo o alargamento a 36 parceiros associados. Em curso está igualmente o planeamento de licenciaturas conjuntas e programas de doutoramento, bem como a criação de centros investigação de excelência, hubs de inovação com start-ups e empresas de referência e o reforço das atividades em parceria com as comunidades locais.

28.09.2023 - 12:48

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.