as escolas

Politécnico e Câmara de Setúbal realçaram foco no público mais jovem
500 visitantes passaram pela Casa da Baía em mais uma Noite Europeia dos Investigadores

Politécnico e Câmara de Setúbal realçaram foco no público mais jovem <br />
500 visitantes passaram pela Casa da Baía em mais uma Noite Europeia dos Investigadores Cerca de 500 visitantes, entre eles 190 alunos de diversas escolas da região, passaram pela Casa da Baía na sexta-feira, 29 de setembro, em mais uma Noite Europeia dos Investigadores (NEI), numa parceria entre o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a Câmara Municipal de Setúbal (CMS) que, pelo segundo ano consecutivo, permitiu aproximar a ciência do grande público.

Sob o lema “Construir Pontes: O Diálogo entre Ciência e Sociedade”, o programa ofereceu ao longo de todo o dia a oportunidade de entrar em contacto com os investigadores do IPS e os projetos que desenvolvem, bem como de participar em diversas atividades de natureza lúdica e prática – workshops, visitas guiadas, conversas informais - que colocaram em evidência o impacto da ciência na vida diária do cidadão comum.
Nesta segunda edição em Setúbal, a NEI apostou de forma especial no público escolas, das crianças do pré-escolar aos jovens do Ensino Secundário, “futuros estudantes do Ensino Superior que, também eles, um dia poderão vir a fazer ciência”, como lembrou Ângela Lemos, presidente do IPS, na sessão de abertura.
“O IPS tem como missão responder aos desafios da região e foi isso também que tentámos fazer hoje aqui, convidando os alunos das escolas a participar em diferentes abordagens à volta da ciência. Quisemos mostrar que a ciência não pertence a um grupo privilegiado de pessoas, de iluminados”, referiu a responsável, sublinhando que “a ciência está ao alcance de todos, e serve para responder aos nossos desafios diários, como demonstra o trabalho dos investigadores do IPS, em diferentes domínios, da Educação à Tecnologia, passando pela Saúde e Sustentabilidade”.
Representando o município de Setúbal na ocasião, o vereador Pedro Pina considerou que “hoje não é possível pensarmos a cidade e o seu território sem pensarmos em conhecimento, sendo que falar em conhecimento neste território é falar do Politécnico de Setúbal”.
O responsável político enalteceu também a NEI como importante instrumento de aproximação entre a administração local e a academia, e enquanto forma de dar conhecer às populações, começando pelos mais novos, “o extraordinário trabalho que o IPS desenvolve em várias vertentes e que deve ser um fator de valorização para o território”.
Durante o dia, com um programa dedicado ao público escolar, foram promovidas visitas guiadas ao CIRES - Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado bem como um conjunto de workshops que abordaram o porquê de ser cientista, o impacto da ciência na vida quotidiana e o que ter à mão em caso de sismo.
Na área do empreendedorismo, a equipa da IPStartUp, incubadora de ideias de negócio do IPS, dinamizou o workshop “A nossa cidade inovadora”, que propôs uma reflexão conjunta sobre o potencial que Setúbal tem para oferecer aos seus habitantes e de que forma podem eles contribuir para fazer crescer este território de forma inovadora.
No período da noite, as propostas da NEI alargaram-se a toda a comunidade local, com animação a cargo das tunas do IPS, uma visita guiada à Casa da Baía e o lançamento do ebook “SHIFT & Inspire: Tourism & Hospitality Trends”, um dos resultados do projeto SHIFT, investigação na área do marketing turístico liderada pelo IPS, que aborda os grandes desafios atuais do setor, como a sustentabilidade, a digitalização e os comportamentos dos consumidores pós-pandemia.
A NEI contou também com o apoio de vários parceiros locais, nomeadamente as agências de energia e ambiente ENA e S.ENERGIA, cujas responsáveis, Cristina Daniel e Susana Camacho, integraram o painel da mesa redonda “O Diálogo entre Ciência e Sociedade”, juntando-se a Luísa Carvalho e a Carla Guerreiro, vice-presidentes do IPS e da CMS, numa conversa sobre a importância de comunicar ciência de forma eficaz e transferi-la para a sociedade.

02.10.2023 - 16:30

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.