as escolas

ITER, um caminho para a energia do Futuro
Visita a Central de fusão nuclear proporciona formação a professores do Barreiro e Moita

ITER, um caminho para a energia do Futuro<br>
Visita a Central de fusão nuclear proporciona formação a professores do Barreiro e Moita No dia 29 de agosto de 2023 um grupo de professores Europeus visitou a Central de fusão nuclear, em Cadarache, França.
A professora Helena Pires, do Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho, participou nesta visita, promovida pelo GOPA Com. &.

A Direção-Geral de Energia da Comissão Europeia, onde recebeu informação atualizada sobre este projeto e materiais pedagógicos que irá partilhar na escola com os alunos e em formações para professores, promovidas pelo Centro de Formação do Barreiro e Moita.

A Central de fusão encontra-se em construção desde 2007, num terreno de 42 hectares. Aqui existem vários edifícios e o tokamak, máquina onde será produzido o plasma líquido através da fusão do hidrogénio, na ordem dos 150 milhões de graus celsius, e que aproveita a energia libertada. O termo tokamak vem de uma sigla russa que significa “câmara toroidal com bobines magnéticas”. Até ao final de 2050 espera-se que a fusão seja capaz de produzir eletricidade para a rede.

https://www.iter.org/mach

https://audiovisual.ec.europa.eu/en/video/I-231438

Este
projeto tem a colaboração de vários países da União Europeia, Estados Unidos, China, Japão, Coreia, Rússia e India.
O ITER , “o caminho“ em latim, é um projeto único que visa construir a maior máquina de fusão do mundo para a obtenção de energia. Esta será uma energia alternativa às renováveis eólica e solar e com a vantagem de ser um processo seguro, sem o perigo de acidentes como os que decorreram nas centrais de fissão nuclear em Fukushima e Chernobyl.

https://audiovisual.ec.europa.eu/en/video/I-231438

18.10.2023 - 19:59

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.