as escolas

Pedro Neto tomou posse para novo mandato como diretor
Estudantes ocupam lugar “absolutamente central” na EST Barreiro do Politécnico de Setúbal

Pedro Neto tomou posse para novo mandato como diretor <br />
Estudantes ocupam lugar “absolutamente central” na EST Barreiro do Politécnico de Setúbal  Pedro Neto tomou posse esta terça-feira para um novo mandato como diretor da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS), reforçando a prioridade de “continuar a proporcionar um ensino/aprendizagem adequado às necessidades atuais do mercado de trabalho e aos desafios de uma sociedade cada vez mais global”, mantendo o lugar “absolutamente central” que os estudantes ocupam na instituição.

Na cerimónia, o diretor reeleito em reunião do Conselho de Representantes, a 17 de outubro, lembrou que é tempo de “renovação de expetativas e de continuar a criar caminhos para o futuro e para o sucesso”, tendo em mente o que já foi conquistado no passado, nomeadamente o trabalho pioneiro em Portugal na investigação no domínio na Educação em Engenharia.

Além do contributo da ESTBarreiro/IPS para o saber científico, Pedro Neto fez ainda referência à “estreita articulação com a indústria, que permite aos estudantes desenvolver competências técnicas e também transversais adquiridas em ambiente de trabalho” e a uma postura de “intervenção ativa junto da região”, através da colaboração em atividades de natureza diversa e da participação em grupos de trabalho e órgãos de gestão de entidades externas.

Por tudo isto, a ESTBarreiro “tem-se afirmado como uma escola de Ensino Superior de qualidade reconhecida”, o que é visível no “acolhimento aos nossos estudantes e diplomados por parte das entidades empregadoras, traduzindo-se numa taxa de empregabilidade muito perto dos 100 por cento”, concluiu.

A cerimónia, em que foram empossadas como subdiretoras as docentes Telma Guerra Santos e Sónia Santos, contou também com a intervenção da presidente do IPS, Ângela Lemos, que sublinhou o percurso de 24 anos da ESTBarreiro/IPS, assinalados recentemente, a 15 de novembro. “A ESTBarreiro/IPS tem uma já longa história e tem vindo a afirmar-se continuamente no panorama nacional e internacional ao nível dos processos de ensino/ aprendizagem, da capacidade de inovação pedagógica e de investigação”, afirmou.
Doutor em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Pedro Neto conta com mais de 20 anos de atividade docente no IPS, desde sempre ligado à ESTBarreiro/IPS, onde começou a lecionar logo no primeiro semestre de funcionamento e vem assumindo funções de natureza pedagógica, científica e de gestão.

Sócio fundador da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia, Pedro Neto é igualmente autor de vários artigos científicos nas áreas da Engenharia Civil e da Educação em Engenharia. Iniciou a sua vida profissional como engenheiro projetista, tendo passado por empresas como a ANA- Aeroportos e Navegação Aérea, E. P. e a Mottconsult - Consultores de Engenharia.

23.11.2023 - 21:01

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.