as escolas

Arte urbana no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril
Politécnico de Setúbal recebe conferência

Arte urbana no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril  <br />
Politécnico de Setúbal recebe conferência . Iniciativa integra projeto coordenado por Helena de Sousa Freitas, diplomada do IPS

O Politécnico de Setúbal (IPS) vai ser o palco esta quinta-feira, dia 7, da quarta conferência do projeto “Histórias que as paredes contam — 50 anos de muralismo em Setúbal”, agendada para as 16h45, na Escola Superior de Educação (ESE/IPS).

A sessão será conduzida pelo investigador Ricardo Campos, especialista em antropologia visual, que estará à conversa com as docentes da ESE/IPS Joana Matos (artes) e Lídia Marôpo (comunicação) sobre “Murais e graffiti — Estética e conteúdo na arte política de rua”, numa iniciativa aberta à comunidade e de entrada gratuita.
Integrado no programa nacional de celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, o projeto “Histórias que as paredes contam – 50 Anos de muralismo em Setúbal” tem coordenação de Helena de Sousa Freitas, diplomada do IPS, cuja tese de doutoramento, no ISCTE-IUL, incidiu sobre esta temática.

Tendo iniciado o seu percurso no Ensino Superior na ESE/IPS, com uma licenciatura em Comunicação Social, Helena de Sousa Freitas conta com uma experiência de duas décadas como jornalista da agência Lusa, sendo autora de três ensaios. Pela sua intervenção profissional e cívica, distinguida entretanto por várias outras entidades, recebeu, também do IPS, o Prémio Carreira AlumniIPS, na edição de 2022.

O projeto que coordena, com organização do Monte de Letras, contempla cinco conferências, a execução de cinco murais por artistas plásticos de diferentes gerações, a organização de duas exposições de fotografia, o lançamento de um álbum de histórias e imagens do muralismo em Setúbal e um documentário sobre o processo criativo de todo o projeto.

O Politécnico de Setúbal é um dos parceiros da iniciativa, juntamente com a Câmara Municipal de Setúbal, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/AMRS, juntas de freguesia do concelho, Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense e Associação Cultural Festroia.

06.12.2023 - 10:41

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.