as escolas

BARREIRO - Agrupamento de Escolas de Santo André
Cursos Profissionais de Ciências Informáticas

BARREIRO - Agrupamento de Escolas de Santo André<br />
Cursos Profissionais de Ciências Informáticas O Mês de novembro foi palco de vários acontecimentos no âmbito dos cursos profissionais do AESA, destacando-se a realização do primeiro Conselho Consultivo dos Cursos Profissionais de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos(GPSI) e de Técnico de Informática - Sistemas (IS) e um Encontro «Conversa com... Antigos alunos do Curso Profissional de GPSI».

O Conselho Consultivo dos Cursos Profissionais é um órgão composto por um grupo de pessoas internas e externas ao AESA e tem como objetivo debater o trabalho desenvolvido nos Cursos Profissionais de uma determinada área e deve reunir uma vez por cada ano letivo. Este órgão foi criado tendo como base a Certificação EQAVET - que foi atribuída ao AESA em maio de 2023 -, e cujo objetivo passa pela monitorização da qualidade do ensino profissional e dos resultados obtidos pelos nossos alunos. Este encontro contou com a participação de 20 pessoas, 8 das quais representando as empresas Step Ahead Consulting, Fin-Prisma e T-Systems, a Câmara Municipal do Barreiro, a Startup Barreiro, o Centro de Formação de Professores Barreiro Moita e a Associação Nacional de Professores de Informática. Participaram também elementos da Direção do AESA, Diretores de Turma, o Subcoordenador do grupo 550, o Serviço de Psicologia e Orientação e os Diretores de Curso de outras áreas de formação profissional. Debateu-se, de forma entusiasmada, a estrutura modular e as tecnologias utilizadas, apresentando-se alternativas, a estrutura e a forma como se realiza a Formação em Contexto de Trabalho. Surgiram ainda, ideias para a realização de novas parcerias, projetos e visitas, tendo, esta reunião, trazido para o AESA novas perspetivas e possibilidades e tendo sido um recurso valioso recheado de conhecimentos especializados, assim como, deixou nos convidados uma melhor visão do que se passa na escola.

Quase no final do mês de novembro realizou-se o Encontro Conversa com…Antigos Alunos do Curso Profissional GPSI – Percurso Formativo num Curso Profissional de Informática, que contou como oradores os ex-alunos Alexandre Caneca, Carlos Neto e David Fernandes que falaram, na primeira pessoa, com atuais alunos dos cursos profissionais da área das ciências informáticas, partilhando as suas experiências, o seu percurso formativo, bem como, o que consideram ser, atualmente, as mais valias destes cursos, quer enquanto alunos do ensino superior, quer como profissionais nesta área. Alertaram os presentes para os possíveis constrangimentos que podem estar ou vir a sentir, bem como lhes sugeriram formas de os mitigar. Deram especial enfoque na importância do espírito de equipa, do trabalho colaborativo, da gestão de tempo, do rigoroso cumprimento de tarefas e de prazos, do empenho, da autonomia, da importância de uma adequada relação interpessoal com os pares e com os docentes, de proatividade e de manterem uma boa atitude durante a frequência da componente letiva, mas também, durante a elaboração da Prova de Aptidão Profissional e durante a realização da Formação em Contexto de Trabalho.

Houve ainda tempo para uma interação entre os oradores e público, durante o qual estes responderam a questões e a pedidos de conselhos/dicas solicitados pelos atuais alunos. O encontro foi muito interessante e enriquecedor, onde se destaca o constante apelo e motivação por parte destes antigos alunos aos atuais, que os incentivaram a empenhar-se, a trabalhar e a nunca desistir, pois, esta é a forma de se alcançar o sucesso.
São jovens como estes que nos enchem de orgulho e nos fazem acreditar que vale a pena ser professor.

Professores do Grupo 550 - Informática

06.12.2023 - 14:55

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.