as escolas

BARREIRO – Encarregados de Educação da Escola Alfredo da Silva
Questionam Presidente da Câmara sobre condições de segurança

BARREIRO – Encarregados de Educação da Escola Alfredo da Silva<br />
Questionam Presidente da Câmara sobre condições de segurança . Falta de auxiliares coloca em causa o normal funcionamento e a segurança das crianças.

A Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva – E.I.C.A.S. –, hoje Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva foi criada 1945, tendo sido a primeiro escola de Ensino Secundário do Concelho do Barreiro, criada com o objetivo de formar trabalhadores qualificados que pudessem ser integrados nas novas indústrias que se estavam a instalar no Barreiro.

75 anos depois a Escola, e sendo a única escola da antiga freguesia do Barreiro, vive tempos difíceis, fruto quer das condições estruturais antigas e com grandes necessidades de renovação, quer de falta de auxiliares que vigiem e garantam a seguranças das crianças.
Duas Encarregadas de Educação daquela escola, estiveram presentes na última sessão de Câmara levantando temas concretos, na primeira voz, de situações que a falta de auxiliares, coloca em causa o normal funcionamento e a segurança das crianças. Ana Antunes e Rute Keval relataram, situações de agressão sem que a escola tenha agido em conformidade aquando dos acontecimentos.
Uma das Encarregadas de Educação referiu que tendo regressado ao País este ano e já sabendo de alguns acontecimentos chegou a ponderar não colocar os filhos nesta escola, tendo optado por colocar no segundo dia de aulas o filho foi agredido.
Acrescentam ainda que nem sempre o contato com a Direção do Agrupamento é fácil, tendo a Direção da escola sugerido uma participação. As Encarregadas de Eduacção terão já comunicado a situação à Associação de Pais, cujos novos órgãos sociais foram recentemente eleitos.
As Encarregadas de Educação, pretendem saber o que mecanismos tem o Municipio com vista a ultrapassar esta questão da falta de auxiliares, tendo afirmado Sara Ferreira, a vereadora do Pelouro da Educação, que a escola se encontra acima dos rácios, mas, Frederico Rosa, Presidente da Câmara, reconheceu que apenas isto não é suficiente. Informaram ainda que está previsto um projeto de melhoramento e que a Escola Alfredo da Silva é a prioritária.
Frederico Rosa, mostrou total disponibilidade para conversar mais aprofundadamente, conjuntamente com as Encarregadas de Educação e o Gabinete de Apoio ao Aluno (estrutura recentemente criada pelo Município) para se verem que mais passos, da sua responsabilidade, pode o Municipio vir a dar e outras questões que sejam responsabilidade de outras entidades, designadamente da Escola.

Fonte - EE

07.12.2023 - 12:08

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.