as escolas

Alunos do Agrupamento de Escolas do Barreiro
Participam numa campanha de "caça" aos asteroides.

Alunos do Agrupamento de Escolas do Barreiro <br />
Participam numa campanha de
"> Ao longo de mês novembro, no âmbito da disciplina de Física-Química, alguns alunos das turmas 7ºD e 8ºA do Agrupamento de Escolas do Barreiro participaram em colaboração com o NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia) e com a NASA (National Aeronautics and Space Administration) numa campanha de detecção de asteroides em órbitas perto da Terra.

Para isso tiveram acesso a fotos captadas pelos telescópios Pan-STARRS localizados no Havaí, fotos essas que foram analisadas pelos alunos utilizando um software especial que permitiu detectar movimentos dos astros nas imagens. Após serem detectados os referidos movimentos, os relatórios foram enviados para o NUCLIO e posteriormente enviados para a NASA.

Desta forma, esta agência consegue determinar com grande rigor a posição e órbita dos objetos detectados, determinado assim se estes oferecem risco de colisão com a Terra. Este evento tem vindo a ganhar popularidade nas escolas do nosso país, permitindo aos alunos do ensino básico participar em investigações científicas com instituições de renome internacional.

11.01.2024 - 13:41

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.