as escolas

Entidades unidas pela Oficina Lu Ban discutem novos canais de colaboração
Comitiva do Politécnico de Setúbal recebida pela Embaixada da China em Portugal

Entidades unidas pela Oficina Lu Ban discutem novos canais de colaboração<br />
Comitiva do Politécnico de Setúbal recebida pela Embaixada da China em Portugal Uma comitiva do Politécnico de Setúbal (IPS) foi esta semana recebida pela Embaixada da China em Portugal, num encontro que pretendeu discutir novos canais de colaboração entre as entidades, unidas pela Oficina Lu Ban Portuguesa, a funcionar no campus de Setúbal do IPS desde 2018.

Na reunião, foram abordados temas como o reforço do ensino da língua chinesa no IPS, através da abertura de um curso também disponível para a comunidade externa, a possibilidade de organização conjunta de eventos culturais, e a criação de uma bolsa para estudantes com o patrocínio da Embaixada da China.

O IPS fez-se representar pela presidente, Ângela Lemos, pela vice-presidente para a Internacionalização e Investigação, Luísa Carvalho, e também pela subdiretora da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), Luísa Torre, e pelo docente coordenador da Oficina Lu Ban Portuguesa, José Lucas. A comitiva foi recebida pelo embaixador, Zhao Bentang, e pela diretora de Educação da Embaixada Chinesa em Portugal, Chen Mo, que reforçaram a intenção, já manifestada numa visita ao IPS em 2022, de fazer da Oficina Lu Ban Portuguesa “uma referência de intercâmbio cultural e interpessoal entre a China e Portugal”.

As Oficinas Lu Ban, que levam o nome do carpinteiro, engenheiro e inventor chinês da dinastia Zhou, admirado como um Leonardo da Vinci do Oriente, são plataformas de colaboração tecnológica entre a China e os países destinatários, inscrevendo-se na estratégia de internacionalização do país. A unidade instalada no IPS é a única existente em Portugal e a sexta no mundo, distinguindo-se por ser um espaço de ensino e investigação agregador de várias áreas disciplinares em torno do paradigma da Indústria 4.0, que funciona desde a primeira hora em estreita colaboração com o corpo docente da Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade (EVME) de Tianjin.

08.04.2024 - 00:16

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.