as escolas

BARREIRO - Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita
Intercâmbio escolar com Gouveia uma aprendizagem inestimável

BARREIRO - Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita<br />
Intercâmbio escolar com Gouveia uma aprendizagem inestimável O Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita tem vindo, desde o início do ano letivo, com a turma 10D do Curso de Ciências Socioeconómicas, a desenvolver um projeto de intercâmbio com o Agrupamento de Escolas de Gouveia.

O intercâmbio escolar representa sempre uma aprendizagem inestimável. Saber que o mundo é muito mais do que aquilo que vemos à nossa volta, aprender a conviver com as diferenças, é fundamental para a compreensão da sociedade na qual vivemos e para a nossa construção enquanto seres humanos. Temos vindo a assistir a muitos intercâmbios entre escolas do nosso país e outras do estrangeiro. Contudo, e sem desvalorizar estes, pensamos que não é menos importante, diríamos até que é “urgente” que os nossos alunos conheçam o local e o país onde vivem para que possam interagir com outras pessoas de hábitos, culturas e histórias diferentes, vivendo as suas experiências e rotinas e colocando-se no lugar do outro, que vive num espaço geograficamente diferente e organizado de modo diferente também. Só assim poderão entender melhor as suas próprias histórias e quando conhecemos a história, compreendemos melhor o nosso presente e as nossas possibilidades para o futuro. Esta é a base/ fundamentação deste nosso projeto que concretizou nos dias 22, 23 e 24 de março, a sua 1ª fase, com a ida dos nossos alunos (32), acompanhados por 7 professores, a Diretora do Agrupamento e uma assistente operacional, à cidade de Gouveia. Foram 3 dias de grandes desafios superados, muita aprendizagem, e, sobretudo, de verdadeira cidadania, que ficarão na memória de todos. De salientar, o comportamento irrepreensível dos alunos envolvidos, tanto na observação das normas, como na simpatia, companheirismo e empatia entre todos.
Tudo isto só é possível com a colaboração, afetividade e trabalho de uma grande equipe de alunos, professores, pais e encarregados de educação, funcionários, comércio local e a autarquia local (Câmara e Junta de Freguesia) que apoiou, de várias formas, este projeto.
E eis-nos perante a 2ª fase deste desafio: a receção dos nossos amigos Gouveenses nos dias 12, 13 e 14 de abril.

Mais uma vez temos contado com o apoio de toda a nossa comunidade educativa, fundamental neste processo para o sucesso deste projeto e a imagem da nossa cidade, mas, sobretudo, valorizando a escola, o ensino, os alunos e os agentes educativos.
O Agrupamento Escolas Augusto Cabrita agradece a colaboração e a simpatia de todos os que nos ajudaram a concretizar este projeto, nos quais incluímos aqueles que nos receberam e orientaram nos locais programados para visita: Paços do Concelho, Espaço Memoria, Museu Industrial.

Clara Soares

13.04.2024 - 15:50

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.