as escolas

Agrupamento de Escolas do Barreiro
Recriação de sala de estar dos anos 70 e do Gabinete da Censura/Lápis azul
. O 25 de abril ao vivo

Agrupamento de Escolas do Barreiro <br />
Recriação de sala de estar dos anos 70 e do Gabinete da Censura/Lápis azul <br />
. O 25 de abril ao vivo A equipa da biblioteca escolar da Escola D. Luís de Mendonça Furtado recriou ao vivo uma sala dos anos 70 e o Gabinete da Censura - Lápis Azul. Para tal contou também com a colaboração de duas assistentes operacionais que muito ajudaram na recolha de objetos da época e na montagem das exposições.

O objetivo desta atividade é dar a conhecer aos alunos como se vivia antes da revolução dos cravos. A partir da observação da sala de estar dos anos 70, os alunos podem sentir a envolvência social e familiar do antes 25 de abril. É uma viagem ao passado e às memórias dos mais velhos.

Já na biblioteca escolar é possível observar a recriação de um Gabinete da Censura e do famoso Lápis azul. Salienta-se aqui a importância da Liberdade de expressão, a qual não existia antes do 25 de abril de 1974. O que era o Lápis azul? O que podia ser publicado? Que livros estavam proibidos? São estas as questões a que se pretende dar respostas. E sobretudo realçar a importância da Liberdade.

Estes espaços podem ser visitados na entrada da Escola e na biblioteca escolar da mesma

VER FOTOGRAFIAS
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=jornalrostos&set=a.943938031073345

29.04.2024 - 10:49

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.