as escolas

Agrupamento de Escolas do Barreiro em mobilidade Erasmus na Turquia
Todas as crianças e jovens têm o direito de aprender e crescer em ambientes inclusivos

Agrupamento de Escolas do Barreiro em mobilidade Erasmus na Turquia<br>
Todas as crianças e jovens têm o direito de aprender e crescer em ambientes inclusivos Um grupo de professores do Agrupamento de Escolas do Barreiro, de Portugal, está atualmente em Gólcuk/Kocaeli, na Turquia, para participar num encontro significativo no âmbito do projeto ERASMUS + “Designing inclusive spaces at school”. O evento, que ocorre entre os dias 20 e 24 de maio, reúne parceiros de Portugal, Espanha, Itália e Turquia para refletir sobre a implementação de espaços inclusivos nas escolas participantes.

O cerne desse projeto reside na ideia fundamental de que todas as crianças e jovens têm o direito de aprender e crescer em ambientes inclusivos, onde se sintam valorizados e respeitados. Assim, os participantes estão dedicados a explorar e implementar práticas que promovam a inclusão de todos os alunos, independentemente das suas origens, habilidades ou necessidades.

Um dos aspetos cruciais deste projeto é a integração da cultura como uma componente central. Reconhece-se a singularidade de cada comunidade e a sua influência na formação das identidades dos alunos. Portanto, o projeto visa não apenas criar espaços inclusivos, mas também fortalecer a conexão entre os alunos e o ambiente que os rodeia, promovendo um profundo sentido de pertença e respeito pela diversidade.

Durante o encontro em Gólcuk/Kocaeli, os professores têm a oportunidade de partilhar experiências e ideias, além de examinar os resultados da implementação dos espaços inclusivos nas diversas escolas envolvidas no projeto.
O Agrupamento de Escolas do Barreiro demonstra assim o seu compromisso com a promoção da inclusão e da diversidade, não apenas a nível local, mas também a nível internacional. Ao participar ativamente em projetos como este, os professores contribuem não apenas para o enriquecimento das suas próprias práticas pedagógicas, mas também para a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.

É evidente que iniciativas como o projeto ERASMUS + “Designing inclusive spaces at school” desempenham um papel crucial na transformação das escolas em ambientes onde todos os alunos possam alcançar o seu pleno potencial. Ao reconhecer e valorizar a diversidade, estamos a criar um futuro mais justo e igualitário para as próximas gerações.

As professoras: Alexandra Costa, Carla Passinhas e Vanda Madeira

23.05.2024 - 15:53

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.