as escolas
BARREIRO - Associação de Pais Agrupamento de Escolas Álvaro Velho
Faz balanço positivo do final do ano letivo
Projeto “Pais à Obra”
A Associação de Pais surpreendeu a comunidade escolar na segunda-feira seguinte quando os alunos da Escola Básica dos Fidalguinhos chegaram e viram o muro da escola pintado de fresco.
A Associação de Pais, professores e pessoal não docente juntamente com alguns pais voluntários e seus filhos literalmente de trinchas na mão, levou a cabo a pintura do muro da Escola, o qual estava a precisar de uma “nova cara”. Para esta iniciativa, a qual beneficiará todos, a Associação contou com o apoio Câmara Municipal do Barreiro que ofereceu as tintas e material de pintura e a
imobiliária “Porta 33”, na realização de atividades lúdicas com as crianças, que muito agradece.
Depois desta ação solidaria todos os presentes, pequenos e graúdos, juntaram-se numa iniciativa de convívio salutar e diversão à volta de um grelhador, fortalecendo ainda mais o espírito de comunidade da escola.
Participação de sucesso no AV.arraial 24
A Comunidade Educativa (alunos e respetivas famílias, professores e pessoal não docente) celebraram neste mês de junho, o final do ano letivo com a realização de mais um AV.arraial! A Associação de Pais esteve na génese desta festa em 2017, a qual alcançou um sucesso e ganhou uma dimensão que ultrapassou todas as expectativas e acabou por passar para a responsabilidade da Direção do Agrupamento com mais meios e condições. Como não podia deixar de ser, em 2024 a APEEAEAV marcou não somente a sua presença habitual, mas também participou ativamente através de uma banca muito doce e muito requisitada durante todo o arraial.
Apesar do objetivo da participação ser solidário, também resultou num importante momento de convívio e entreajuda entre todos os pais em prol do bem comum, pois o valor angariado será utilizado para suporte na realização de atividades e melhoria dos espaços escolares das 4 escolas do Agrupamento, na procura de marcar positivamente uma Escola que é de todos e para todos.
Projeto “Um bibe para tod@s” 1.º ano de funcionamento
Este Projeto solidário da Associação de Pais visa proporcionar um KIT composto por bibe e panamá às crianças beneficiárias de ASE e/ou estrangeiras (com carência económica) que no Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Álvaro Velho assim o solicitem.
Um ano depois, a Associação faz um balanço positivo pois a mesma, ao longo do ano letivo que agora termina, teve a oportunidade de entregar 6 KITS. É um pequeno, mas importante, gesto para todos aqueles que necessitam. Agora que alguns deles vão para o 1º ano, e os Kits são devolvidos, é feita a devida triagem do seu estado, são feitos os arranjos possíveis e necessários, e finalmente serão entregues a uma nova criança já em setembro próximo, reiniciando este ciclo positivo de solidariedade e de reutilização.
As Histórias foram à Escola
A leitura tem um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Nesse âmbito, o mundo mágico dos livros foi às Escolas nº1 e 2 do Lavradio, bem como a Escola dos Fidalguinhos, do Agrupamento Álvaro Velho. Com a iniciativa “As Histórias vêm à Escola” a Associação de Pais quis sensibilizar todas as crianças do 1.º ciclo para a importância dos livros e da leitura, proporcionando aos alunos um momento de grande diversão e gargalhadas que ecoaram por todas as salas de aula.
A dinamização desta iniciativa proporcionou a realização de 10 sessões distribuídas pelas 3 escolas do 1.º ciclo do Agrupamento, e esteve a cargo do escritor e contador de histórias António Jorge Serafim, o qual trouxe histórias diferentes e cativantes.
A Associação considera que a criação de memórias é um fator importante no desenvolvimento das crianças, pelo que, poder-se proporcionar momentos inesquecíveis, construtivos e positivos como estes, é uma experiência que marca pequenos e graúdos.
Assim, foi uma oportunidade única de todos os alunos usufruírem de um momento diferente e foi visível o quão todos se divertiram e gostaram pelas diversas reações, risos, alegria e abraços que foram distribuindo de forma espontânea.
06.07.2024 - 08:31
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.